28 de Outubro de 2016 at 16:07h

Ecoponto Itinerante: Saúde pública e respeito ao meio ambiente

O Ecoponto Itinerante iniciou suas ações em 2014 e já recolheu aproximadamente 200 mil toneladas de resíduos sólidos só no ano de 2016. O programa é inédito no Brasil e tem por objetivo retirar das casas itens propício para acumulação de água e proliferação de insetos e contribui significativamente para diminuição nos criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edemar Rockembach, o programa tem representado uma queda no número de casos suspeitos e confirmados das doenças onde a ação ocorreu. “A diminuição dos índices é fruto da intensificação das visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Combate as Endemias e Agentes Comunitários de Saúde e principalmente pela remoção de criadouros através do Ecoponto Itinerante, que percorre os bairros do município proporcionando um município mais limpo e livre do Aedes aegypti”, afirmou.

Os materiais recolhidos ganham a destinação correta e deixam de poluir o meio ambiente, além de gerarem renda aos catadores. Esses resíduos recicláveis são encaminhados à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo e para a Organização Ecomigo. “Fazemos a separação do que é reciclável e reaproveitamos todo o material. Resíduos como ferragens, mobílias e embalagens são passíveis de reutilização. Só está sendo encaminhado para o Aterro o que realmente não pode ser reaproveitado”, explicou Edemar.

O prefeito Beto Lunitti relatou que o envolvimento cada vez maior da população demonstra a preocupação e a inserção da comunidade nos cuidados com o Aedes Aegypti. “É uma ação preventiva. Um quintal limpo evita doenças”, disse.

O Ecoponto Itinerante tem diversos benefícios e já se tornou uma ação de cidadania e de desenvolvimento sustentável. O poder público oferece a possibilidade de a sociedade dar o destino correto ao seu lixo. Além de prevenir doenças, o trabalho do Ecoponto evita o descarte ilegal de resíduos. O bom resultado da ação se dá pelo comprometimento da Prefeitura Municipal e dos cidadãos.

Para o supervisor do Controle e Combate às Endemias, Taylon Pereira, o sucesso do Programa é resultado da parceria entre o Controle e Combate às Endemias, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde e a população. “As pessoas colaboram levando seus resíduos ao local de coleta do Ecoponto, e essa ajuda previne a proliferação do mosquito, bem como promove a saúde dos cidadãos e respeito pelo meio ambiente” exaltou Taylon.

Recolha e reciclagem

Na proposta do Ecoponto Itinerante são recolhidos materiais como, vidro, metais, papelão, embalagens. Pneus e materiais eletrônicos, como TVs, computadores e rádios, são encaminhamos para quem tem o licenciamento específico para fazer a reciclagem.

A próxima edição do Ecoponto Itinerante está prevista para o dia (04) sexta-feira, e será no terreno ao lado do Ginásio de Esportes Euzébio Garcia, das 8h às 12h.