03 de Novembro de 2016 at 17:55h

Dados do LIRAa neste ano são os menores desde 2010 em Toledo

Toledo comemorou mais uma vez os bons números no Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa). Com o resultado da última amostragem, realizada na segunda-feira (31) e terça-feira (01), que apresentou 0,4% de presença de larvas do mosquito transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da Chikungunya, Toledo fechou o ano com 1,52% de infestação, o menor índice registrado em sete anos. Nos dois dias de trabalho foram visitados 2.047 imóveis.

Os números foram destacados pela Coordenadoria de Controle de Combate às Endemias. “Se pegarmos a série histórica deste ano temos o menor índice de infestação desde 2010”, afirmou o supervisor técnico de Controle e Combate às Endemias Taylon Pereira. Segundo dados da 20ª Regional de Saúde, nos dois últimos trimestres, Toledo apresentou números bem abaixo de anos anteriores. “Neste trimestre em 2012 o LIRAa foi de 5,8%. Agora foi 0,4%”, apontou Taylon.

O supervisor atribui os dados favoráveis às diversas ações promovidas de forma intersetorial, como a implantação do Comitê de Mobilização Social Contra a Dengue, os investimentos na contratação de novos agentes, a maior rigidez na fiscalização e principalmente o Ecoponto Itinerante. “As diversas ações surtiram efeito, principalmente o Ecoponto e a integração entre agentes de combate às endemias e os agentes comunitários de saúde”, comentou Pereira.

Segundo o secretário de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti, além das ações realizadas pelo município, inclusive o aumento de agentes em campo, a população tem cumprido seu papel e colaborado com os servidores durante as visitas domiciliares e em trabalhos como os do Ecoponto Itinerante. “Estamos trabalhando incessantemente no combate a doença, mas é necessário que a população colabore limpando os terrenos ao menos uma vez por semana”. O secretário acrescentou que os cuidados precisam acontecer durante todo o ano. “Temos que ser vigilantes em todos os momentos. O índice baixo é reflexo do cuidado. Se diminuir a atenção, a infestação volta a crescer”.

Fernando Pedrotti ainda apresentou dados da situação da dengue neste ano. A situação epidemiológica apresenta neste ano, desde 1° de agosto, 37 casos notificados para Dengue, com três confirmados de dengue, nos bairros São Francisco, na Vila Boa Esperança e no distrito de Dez de Maio. “São situações que nos preocupam e é preciso que a população se conscientize, pois o melhor caminho é a prevenção”, concluiu.

Bairros com maior índice

Tocantins - 5%

Europa - 3,33%

Industrial - 2,56%

América - 2,32%

Porto Alegre - 2,08%

Panorama - 1,88%

Bressan - 1,56%

Gisela - 1,29%

Série histórica

ANO

1º LIRAa

2º LIRAa

3º LIRAa

4º LIRAa

2016

4,60%

0,80%

0,30%

0,40%

2015

6,80%

6,60%

0,90%

1,90%

2014

10,60%

5,90%

0,50%

0,90%

2013

7,20%

6,60%

1,30%

0,70%

2012

2,70%

4%

3,50%

5,80%

2011

2,60%

2,26%

0,50%

1,16%

2010

3,13%

2,04%

0,90%

1,30%

LIRAa

O Ministério da Saúde preconiza índices inferiores a 1% como satisfatórios. De 1% a 3,9% é considerada situação de alerta e superior a 4% existe um risco de surto de dengue.