Na terça-feira (08) foi realizado o lançamento da 1ª edição da campanha Idade Plena. O objetivo é criar uma rede de atendimento e de defesa de direitos nas várias áreas voltadas à pessoa idosa com recursos oriundos da arrecadação da Campanha do Imposto de Renda (IR). Entidades poderão inscrever seus programas e projetos e serem beneficiados. Atualmente Toledo possui uma população de aproximadamente 20 mil idosos.
As pessoas interessadas em fazer suas doações podem efetuar o cadastro e a retirada do boleto de contribuição no site do município no link ‘Idade Plena’. O pagamento pode ser efetuado na Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e lotéricas até o dia 29 de dezembro. A campanha segue os mesmos moldes da Campanha Legal, do Fundo Municipal da Infância e Adolescência (FIA). Pessoas jurídicas podem doar 1% do imposto devido, enquanto as pessoas físicas podem encaminhar até 6%.
O prefeito Beto Lunitti explicou que a política de Assistência Social desenvolvida em Toledo é eficiente, resolutiva e eficaz. “Tornamos-nos referência em nível nacional através da inclusão do município no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), melhorando sempre que possível, para cada vez mais atender as demandas e expectativas dos setores”. Beto reforçou que na sua gestão as políticas públicas avançaram muito em relação à atenção e o repeito ao cidadão. “Um exemplo disso foi a premiação em nível nacional do programa Idoso em Movimento, ofertado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Isto proporciona desdobramentos como uma melhor qualidade de vida e estabelece conceito avançados”.
A necessidade de fazer mais muitas vezes esbarra nas questões orçamentárias. “A população dentro de suas condições podem fazer a sua contribuição. Então a Campanha Idade Plena consolida a participação da sociedade, para se estabelecer essa melhor condição, para que as políticas sejam potencializadas”.
O promotor de Justiça na Área de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Giovani Ferri, informou que os dados do IBGE mostraram que o país tem aproximadamente 23 milhões de idoso. “Esse dado é espetacular, porque demonstra uma qualidade de vida que está aumentado ano a ano. Por este motivo os municípios tem que se preparar para a demanda oferecendo uma melhor qualidade de vida para o idoso”. Porém, segundo Ferri, isso gera impactos dos serviços ofertados para a terceira idade. “Os municípios estão tendo que se preparar com alternativas visando o bem e o bom atendimento na saúde pública, na previdência social, na Assistência Social e no atendimento primário ao idoso”.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Lucrécia Welter Ribeiro, disse que o país está deixando ser jovem e se tornando um país com pessoas mais maduras. “A população idosa está crescendo mais rápido que a população jovem e em Toledo o cenário não é diferente”. Segundo Lucrécia, é de extrema importância que a sociedade e o poder público local estejam em constante debate para encontrar maneiras de desenvolver políticas públicas que atendam estas pessoas e ofereçam espaços para que elas sejam protagonistas na defesa dos seus próprios direitos.