O prefeito Lucio de Marchi recebeu nesta segunda-feira, 6, em seu gabinete, o gerente geral Oeste e Sudoeste da Sanepar, Renato Mayer Bueno, e o novo gerente da unidade regional de Toledo, Donizete Obara. A visita é a primeira nesta gestão e teve por objetivo expor à administração municipal as ações implementadas no município e projetos em andamento, entre elas a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Norte, em fase de pré-operação e que deverá permitir a desativação das ETEs Campagnolo e Industrial. As duas estações estão localizadas em áreas residências, o que geram várias reclamações dos moradores com relação ao mau cheiro.
Hoje, 100 por cento da população de Toledo é atendida com água tratada da Sanepar. A rede de esgoto contempla 81,7 por cento dos moradores locais. Durante a visita, o prefeito de Toledo aproveitou para discutir com os dirigentes da Sanepar a troca do ponto de capatação de água da empresa, próximo a BR 467. O município quer que a empresa avalie a troca do ponto de captação para viabilizar naquela região a implementação de loteamentos industriais. Com a captação no ponto atual o Instituto Ambiental do Paraná não libera projetos industriais naquela área, tendo em vista o risco de contaminação do manancial, em caso de eventual acidente.
A troca do ponto de captação, conforme o gerente geral Oeste e Sudoeste da Sanepar, depende de vários estudos, de uma análise mais detalhada da diretoria da empresa, além da busca de recursos para sua implementação. Ele destacou, no entanto, que é importante iniciar esta discussão, que visa atender os interesses do município de expansão da sua área industrial.
(Texto Eliane C. Torres)