Com o objetivo de gerar um aproveitamento melhor dos alimentos e reutilizar as sobras e excessos de produtos, as cozinheiras das escolas municipais do interior e de dois centros de educação infantil da cidade participaram na quinta-feira (16) e na sexta-feira (17) de um curso de produção de conservas e temperos. O curso é uma promoção a prefeitura de Toledo em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
As 13 merendeiras inscritas no curso receberam informações sobre a higienização e vedação de potes, além do preparo de conservas de cenoura, berinjela, pepino, couve-flor, beterraba, cebola e até um pepino agridoce.
De acordo com a nutricionista e instrutora do Senar, Luciane Morgenstern, a técnica ajuda a utilizar e aproveitar melhor os alimentos. “É fundamental que elas, que são cozinheiras, tenham consciência do melhor aproveitamento dos alimentos e aprendam a utilizar de maneira eficiente os alimentos produzidos ou adquiridos em grande quantidade. Assim, além de terem uma forma diferente do preparo desses legumes, evitam o desperdício”, destacou.
Este módulo se aplica melhor a utilização dentro das escolas, como revelou a nutricionista da Secretaria de Educação, Liliane Paludo. “É uma forma delas aprimorarem o que já fazem dentro das escolas e garantir o melhor aproveitamento dos alimentos, bem como a saúde nutricional das crianças”, disse.
Texto: Anny Silva
Para mais fotos, acesse Toledo em Fotos.