A semana foi de bastante aprendizado, pelo menos para os alunos da rede municipal de ensino que foram selecionados para participar do projeto da empresa toledana Prati-Donaduzzi intitulado “Universo das Ciências”. O projeto foi idealizado em 2013 pelo empresário e presidente do Conselho Administrativo da empresa, Luiz Donaduzzi, e se refere a uma estrutura destinada ao ensino de ciências de maneira lúdica, prática e gratuita.
O projeto é voltado aos estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares de Toledo e região. Segundo a gestora do projeto, Angela Francieli Luft Prates, “o objetivo central é proporcionar aos estudantes uma vivência diferenciada dos conteúdos de química, física, matemática, biologia e processos industriais”.
As atividades são realizadas em caráter extracurricular e cada módulo apresenta uma carga horária de trinta horas, as quais são distribuídas em dois encontros semanais de três horas cada. As turmas são compostas de 12 estudantes e as aulas são realizadas em um laboratório que foi construído e equipado especificamente para esse fim, dentro da indústria Prati-Donaduzzi.
“O projeto busca contribuir no processo de aprendizagem dos alunos para que os mesmos sejam participantes, críticos e ativos na formação e utilização de conhecimentos científicos. Os resultados mais expressivos podem ser percebidos por meio da apresentação das ‘engenhocas’, as quais os estudantes desenvolvem nos últimos encontros do projeto, com base nos conceitos e fundamentos científicos aprendidos ao longo de todas as aulas”, explica Angela.
Parceria
O projeto iniciou em 2013 e até o momento participaram 473 alunos. Para o início das atividades deste ano, a Secretaria de Educação de Toledo fez a indicação de cinco turmas com 12 alunos dos 5º anos. As duas primeiras iniciaram as atividades essa semana. A Turma 1 terá aulas das 8h30 às 11h30 entre 11/04 e 11/05, sempre nas terças e quintas. Já a Turma 2 terá aulas das 14h às 17h entre 12/04 e 19/05, nas quartas e sextas.
A secretária de Educação, Janice Salvador, acompanhou o início das atividades da primeira turma desde cedo. “É uma oportunidade muito rica e muito importante com a possibilidade de conhecer coisas novas e no final ainda poder inventar algo novo”, comentou. Ela aproveitou para incentivar os alunos que foram selecionados para a primeira turma. “É importante que cada um se interesse e tenha curiosidade, é assim que a ciência se desenvolve e evolui”.
O gerente de Recursos Humanos da Prati Donaduzzi, Diones Wolfart, destacou alguns itens que considera importantes nessa parceria com o município. “Primeiro, a Prati tem fomentado muito a parceria público/privada. Segundo, é a geração de um vínculo das crianças com a Prati Donaduzzi. E terceiro, despertar nelas a curiosidade e o interesse pela pesquisa, a ciência e tecnologia. Elas terão a oportunidade de aprender brincando. A gente ensina brincando. Além do cunho social, esse é o objetivo do projeto, retribuir para a sociedade o nosso aprendizado”, salientou Diones.
Alunos se encantam com a experiência
A estudante da Escola Municipal Carlos Friedrich, Caroline Beatriz Rosin (10), achou legal a apresentação do projeto. Ela também tem expectativas bem positivas para as próximas aulas. “Que a gente aprenda coisas novas. Quero aprender sobre a ciência de como são feitos os remédios. Eu nunca estudei química, nem física, é uma coisa nova e quero aprender”, falou a estudante.
Já o estudante da Escola Amélio Dal Bosco, Luan Mateus Fritzen (10), participou do projeto o ano passado e fez questão de retornar esse ano. “Eu gostei bastante de participar do curso. É divertido, faço amigos e aprendi a fazer energia com batata, com limão e conectar fios para fazer a energia funcionar. Aqui foi uma experiência nova e divertida”, contou empolgado o estudante.
Texto: Dielson Pickler
//www.flicker.com/toledopr