26 de Mai de 2017 at 17:01h

48 casais trocam o “sim” este final de semana no Casamento Coletivo Cidadão

A terceira edição deste ano do casamento coletivo cidadão será realizada em dois períodos neste sábado (27), às 9h e às 14h, no Centro Cultural Ondy Niederauer.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com outras secretarias, Cartório de Registro Civil e Centro Judiciário de Soluções de Conflitos, Justiça e Cidadania (Cejusc), visa regularizar a situação de casais que já vivem juntos ou pretendem unir-se em matrimônio.

O benefício é concedido a famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que cumprirem os demais requisitos e apresentarem a documentação, dentro dos prazos solicitados. Ao todo, 48 casais da área de abrangência do Centro de Referência em Assistência Social I (CRAS I), que abrange toda a região da Vila Pioneiro, participam da cerimônia. Na primeira edição deste ano, 17 casais regularizaram a sua situação matrimonial e na segunda edição outros 30.

“Os preparativos estão tudo dentro da normalidade e amanhã pela manhã 24 casais trocarão o ‘sim” no Centro Cultural Ondy Niederauer. No período da tarde, outros 24 casais farão essa cerimônia”, explanou a secretária de Assistência Social e de Políticas para as Mulheres, Marisa Ramos dos Santos Cardoso.

Implantado em 2005, o casamento coletivo cidadão nasceu com o propósito de auxiliar as famílias a regularizar a sua situação documental, facilitando desta forma o acesso a alguns benefícios e programas sociais, como o caso de habitações populares. Os casais têm preferência entre os critérios para a seleção para a casa própria. "O documento é uma segurança para as famílias e também contribui para estreitar a ligação entre os casais e os filhos", comentou a secretária. Além da regularização dos documentos é feito um trabalho com os casais, reforçando a importância da convivência em família.

Ainda neste ano está previsto mais um momento de união dos casais. O último Casamento Coletivo será realizado no dia 3 de junho, às 9h, no Certi do Jardim Coopagro, reunindo 33 casais.

 

Texxto: Dielson Pickler