25 de Julho de 2017 at 17:09h

Sorria Toledo realiza 502 atendimentos

Ao todo, 502 atendimentos odontológicos foram realizados durante o programa Sorria Toledo, projeto desenvolvido como extensão do Programa Corujão da Saúde, para atendimento de consultas especializadas. A meta do programa era reduzir a fila de espera dos pacientes, tanto de consultas especializadas como de atendimentos odontológicos.

O Sorria Toledo foi realizado em três etapas, aproveitando a estrutura disponível nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Panorama, Jardim Europa, Jardim Maracanã, Jardim Coopagro e Centro. Alguns pacientes aguardavam atendimento odontológico desde 2015. As etapas foram realizadas de 24 a 28 de abril, de 8 a 12 de maio e de 5 a 9 de junho, aproveitando a disponibilidade de estrutura para atendimento e de profissionais.

Ao todo foram agendados 658 pacientes, conforme a lista de espera existente nas UBSs. Destes 156, representando 23,7 por cento do total, não compareceram. Foram atendidos 502 pacientes, representando 76,3 por cento do total, e realizados 1.907 procedimentos, incluindo restauração, profilaxia/limpeza, raspagem de tártaro, extração, selante e radiografia. Além disso, foram encaminhados 74 pacientes para a realização de radiografia panorâmica, cirurgia, periodontia, endodontia e prótese.

“Os resultados foram positivos e atingiram as metas propostas, mas poderiam ter sido ainda melhores”, segundo avaliou a coordenadora de Saúde Bucal, Juciliane Césaro. Ela explica que mesmo tendo sido feito contato por telefone e confirmado o atendimento, alguns pacientes faltaram, tirando a vaga de outros pacientes. Do total agendado, 156 pacientes, representando 23,7 por cento do total, não compareceram. “Em alguns casos, foi possível fazer outro procedimento, mas em outros o profissional ficou ocioso, à disposição do paciente que não veio”, explicou Juciliane. Segundo ela, os que não compareceram perderam o direito a vaga e terão que aguardar novamente na fila para receber o atendimento. “Faltou compromisso de alguns pacientes, que já tinham confirmado a consulta”, reforçou.

Ela destacou que a estratégia utilizada pela administração foi importante para reduzir a fila de espera. O sistema adotado também permitiu concluir grande parte dos procedimentos, o que vai abrir novas vagas para atendimento à população.

 

Texto: Eliane Cargnelutti Torres