03 de Agosto de 2017 at 16:27h

Toledo recebe treinamentos da seleção paranaense de Basquetebol sub 13

A cidade de Toledo está recebendo os treinamentos da seleção paranaense sub 13 de Basquetebol masculino. As atividades acontecem no Ginásio de Esportes Jaime Zeni, no Jardim Porto Alegre. Os treinamentos começaram nesta quinta-feira, 03, e estendem-se até domingo, 06.

Ao todo foram selecionados 27 atletas de todo o estado para este período de treinamentos. Destes 27, 05 são do município de Toledo e treinam nas escolinhas da Secretaria de Esportes e Lazer e no polo de rendimento na sede da Associação dos Pais e Amigos do Basquetebol Masculino de Toledo (Abatol).

Os cinco atletas de Toledo convocados foram Daniel dos Santos, Kauã Bueno, Jean Carlo Birkhuer, Higor Cesconeto e Cristian Engelmann. Além dos jogadores o município teve o técnico Jonathan dos Santos escolhido para treinar a equipe.

Para o técnico Jonathan, Toledo foi escolhido para esse período de treinamentos por sua excelente estrutura. “Por terem escolhido um técnico de Toledo e principalmente pela estrutura que a cidade apresenta, a federação resolveu trazer esses treinamentos para Toledo. Nós temos um Ginásio com excelente estrutura para treinos e alojamentos, além da sede da Abatol, onde vamos oferecer café da manhã, almoço e jantar para os meninos”.

Durante a manhã desta quinta-feira foram realizados alguns testes físicos e outros com os atletas. “Esse tipo de teste é ainda mais importante nessa categoria, pois é a primeira vez que eles vão para uma seleção. Quando eles forem subindo de categoria nós já teremos um acompanhamento e saberemos o quanto podem ou não evoluir fisiologicamente”, comentou Lilian Bazaretti, responsável pelos testes físicos.

Ao final desse período de treinamentos serão selecionados 20 jogadores para um segundo estágio de treinamentos, na Sociedade Thalia, em Curitiba, ainda sem data definida. Depois dessa atividade serão definidos os 12 atletas que defenderão a seleção paranaense em novembro no Rio Grande do Sul no Campeonato Sul-Brasileiro de Seleções. 

Texto: Kelvin Polasso