03 de Agosto de 2017 at 16:42h

Comitiva de Castro vem a Toledo conhecer programa de pavimentação rural

O município de Castro, terceiro maior município em extensão territorial do estado, quer aproveitar a experiência de Toledo para desenvolver um projeto de pavimentação rural. Na quarta-feira, 2, o prefeito daquela cidade , Moacir Fadel, o secretário de Planejamento, Emerson Gobbo, e o presidente do Sindicato Rural, João Galvão Prestes, visitaram Toledo em busca de mais informações sobre o projeto. Eles foram recebidos no gabinete pelo prefeito Lucio de Marchi e pelo secretário de Infraestrutura Rural, Vilson “Chumbinho” da Silva, e posteriormente seguiram para o interior para ver in loco alguns trechos executados no município.

Com uma malha viária de 5.500 estradas rurais, dos quais 2.600 por onde passa o transporte escolar, o município de Castro quer investir em pavimentação rural para melhorar as condições de trafegabilidade no campo. Para garantir o investimento, o município também terá que enfrentar diferenças com relação ao solo e relevo, o que aumenta os custos em relação ao município de Toledo, além de verificar uma forma de execução, uma vez que o município não possui uma autarquia para a realização de obras públicas com custo menor, como ocorre com Toledo em relação a Emdur.

Os integrantes da comitiva manifestaram interesse em relação a aspectos técnicos da execução das obras e ficaram impressionados com o envolvimento e o compromisso das comunidades. “No início tivemos uma certa resistência, mas hoje estamos tendo que recusar alguns projetos, tamanho o interesse das comunidades”, explicou Chumbinho. O projeto prevê uma parceria com a comunidade, que assume 30 por cento do custo. OS 70 por cento restantes ficam a cargo do município. A participação dos produtores tem uma organização própria, cabendo a eles definir a forma de pagamento e o quanto cada produtor irá pagar. O valor é depositado em uma conta específica e assim que chegar a 50 por cento a Emdur está autorizada a iniciar a obra, seguindo um cronograma.

As estradas rurais têm 7 metros de compactação com brita graduada, seguindo o leito original, com 6 metros de impermeabilização, dos quais 3,5 metros de pista central, com 3,5 centímetros de espessura, e 1,25 metro em cada das laterais de acostamento, com 1,5 centímetros de espessura de asfalto.  Hoje, dos 1.700 quilômetros da malha rural de Toledo, 300 quilômetros já foram asfaltados representando 18 por cento do total. A meta em quatro anos é executar 80 quilômetros de pavimentação rural em parceria com o homem do campo.

Os prefeitos de Castro e de Toledo também trocaram informações sobre a realidade dos seus municípios em relação a gastos com pessoal entre outros projetos, como o de restaurantes populares. O prefeito de Toledo relatou que o município está revendo os preços das refeições nos restaurantes populares em função da redução do repasse de recursos pelo governo federal. Os dois municípios também enfrentam dificuldades para adequar os gastos com pessoal. A situação de Castro é ainda mais grave. O prefeito daquela cidade recebeu o município com o limite prudencial em 57 por cento, enquanto Toledo perto de 54 por cento. Os dois municípios estão trabalhando para adequar a folha de pagamento dos servidores ao limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Texto: Eliane Cargnelutti Torres