Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira (16) o governador Beto Richa, juntamente com o prefeito Lucio de Marchi, o deputado estadual José Carlos Schiavinato, o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, e demais autoridades e membros da comunidade inaugurou a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Norte de Toledo. A estação está localizada na região do Jardim Coopagro e sua tecnologia não emite odores como as já instaladas no município.
O investimento total é de R$ 12.840.000,00. A ETE Norte tem capacidade de tratamento de 80 litros de efluente por segundo. A obra beneficia uma população de aproximadamente 40 mil habitantes. Além de tubulações que fazem o transporte do esgoto, foram construídos dois módulos de tratamento, um filtro biológico, decantadores, um laboratório e leitos de secagem de iodo.
Também fazem parte da obra os interceptadores para ligar os bairros Jardim Coopagro, Vila Industrial, Jardim Gisele e parte do Jardim Porto Alegre, do Jardim La Salle até a ETE Norte. A estação tem uma tecnologia mais moderna do que as atuais. A ETE vai atender a uma antiga solicitação dos moradores que pediram a retirada das estações de tratamento de esgoto que hoje estão em áreas com alta densidade populacional. Estão sendo desativadas as ETES Industrial e Santo Campagnolo.
“Essa é uma tecnologia de última geração, moderníssima. Isso vai possibilitar nós avançarmos nos índices de tratamento de esgoto aqui em Toledo. Melhorar o saneamento da cidade. Garantir mais saúde para a população. Além disso, temos novos investimentos programados para acontecer aqui em Toledo. Esses investimentos acontecem em todo o Paraná, tanto que o instituto Trata Brasil disse que a Sanepar é a melhor companhia de saneamento do Brasil”, exaltou o governador Beto Richa em entrevista durante o evento.
O prefeito Lucio de Marchi agradeceu o governador Beto Richa pelo aporte de investimentos realizados em Toledo. “Essa ETE Norte tão sonhada pra nós agora vira realidade. Quase metade da população de Toledo será beneficiada e está feliz pela retirada das antigas estações para substituir por essa moderna estação”, salientou o prefeito.
O deputado José Carlos Schiavinatto reforçou dizendo que esse é um momento de agradecimento. “Essa é uma estação moderna e urbanizada. Cabe a nós proteger esse ambiente para que esse investimento possa ser utilizado por muitos e muitos anos”.
O presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, destacou que “quando um prefeito é parceiro tudo fica mais fácil”, ao falar dos investimentos na cidade. “Há anos tinha a reivindicação da população de Toledo para a retirada das outras estações. Essa ETE Norte é diferente das demais. Ela tem uma estrutura tanto de tratamento, de recepção. Os equipamentos são bem recentes, enquanto as outras estações eram equipamentos de mais de 20 anos. Além do sistema aeróbico que você pode observar nas antigas, que era o mau cheiro. Com o novo tratamento nós nem percebemos que temos uma estação ao nosso lado”, explicou.
Um compromisso foi assumido para anunciar em até 60 dias o início da licitação para as obras da ETE Sul. Será um modelo diferente, outra tecnologia. Até o final do ano que vem deve cobrir cerca de 85% do tratamento de esgoto do município. Segundo o presidente da Sanepar, a ETE Sul será um investimento de aproximadamente R$ 23 milhões.
Texto : Dielson Kleber Pickler
para mais foots ACESSE AQUI
