Foi realizado nesta segunda-feira (20), no Centro Cultural Ondy Hélio Niederauer, o 2º Seminário Regional sobre Drogas. Cerca de 300 pessoas que fazem parte dos setores da educação, assistência social, saúde, cultura, esporte, comunidade, jovens do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Projovem, comunidade escolar, participam das palestras. Entre as cidades que marcam presença estão Toledo, Santa Helena, Marechal Candido Rondon, Palotina, Cascavel, Corbélia, Guairá, Quedas do Iguaçu, Assis Chateaubriand e Mercedes.
Pela manhã as palestras foram ministradas pela equipe dos policiais militares que faz parte do Programa Educacionais Digitais (Proedi) e da Patrulha Escolar. No período da tarde o assunto foi discutido pela psiquiatra Júlia Fonseca Farage, retratando o impacto de desoxidação de adolescentes no meio hospitalar e com a psicóloga Fabiana da Costa Oliveira que trabalha no SimPR (Serviço Integrado de Saúde Mental do Paraná) de Cascavel. Ela retratou sobre codependência familiar, sobre o impacto familiar quando há o envolvimento químico do circuito de parentesco.
Segundo a secretária do Conselho Municipal Sobre Drogas de Toledo, Leila Machado, esse evento acontece a cada dois anos. “O nosso primeiro evento aconteceu em 2015 em que visamos debater as questões envolvendo a dependência química, ainda mais por sermos uma região próxima de fronteira, onde o tráfico é emitente”.
O tenente Pedro Augusto de Lima explica que abordar essas questões a respeito das políticas públicas sobre as drogas é extremamente relevante. “É de suma importância que a população esteja integrada dentro das políticas públicas antidrogas, até para entender como a legislação trabalha na prevenção e na recuperação dos usuários de drogas. Além de que a sociedade civil precisar estar consciente para ser facilitadora desse processo”, comenta.
O secretário de saúde, Thiago Daross Stefanello ressalta que o envolvimento entre as secretarias para discutir a política antidrogas é extremamente importante. “Essa parceria para o trabalho do Conselho é considerável, porque nessas ações é necessário o apoio para se alcançar o avanço nas políticas públicas”, finaliza.
Autor: Núbia Hauer