Mais um importante passo para a situação aeroviária de Toledo foi dada essa semana. A equipe técnica da Azul Linhas Aéreas em peso vistoriou o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho para verificar como estão os trâmites que visam obter a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para voos comerciais. Em uma coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (29), os representantes da empresa reafirmaram o desejo de operar em Toledo.
Além do Assessor da Presidência para Assuntos Institucionais da Azul, Ronaldo da Silva Veras, participaram os responsáveis técnicos pelo Manutenção, Infraestrutura e TI, Projetos, Arquiteta, Segurança Civil, Diretoria de Aeroportos, Gerência Regional de Cascavel e Toledo. Também estavam presentes vereadores, empresários, secretários e demais gestores e imprensa local e regional.
O Prefeito Lucio de Marchi lembrou da importância de todos que contribuíram com esse processo e da reivindicação de toda a sociedade, por ser uma demanda que passa de 30 anos. “Acredito que a maior obra do Aeroporto não foi o recapeamento, não foi o taxiamento que está lá na fase final, a cerca, enfim, a reforma do terminal. Mas a grande obra do terminal foi o Plano Aeroviário do nosso sistema aéreo aqui de Toledo. Isso deu condições, juntamente com a redução da alíquota de ICMS, para podermos viabilizar essa linha aérea no município”, explicou Lucio.
Ele disse ainda que a região cresce em ritmo acelerado, o que diferencia das demais. “Temos as maiores cooperativas do Estado presentes aqui. Cascavel tem seu aeroporto e continuará investindo nele. Nós temos o nosso aeroporto e vamos continuar os investimentos. O que é bom pra Cascavel é bom para Toledo, e o que é bom pra Toledo é bom pra Cascavel”, respondeu Lucio sobre a política aplicada com a cidade vizinha.
Quanto aos prazos, tanto o prefeito, quanto o assessor da Azul foram prudentes e disseram que não existe uma data definida. “Nós avaliamos o Aeroporto de Toledo e nos surpreendemos, pois ele está adequado, percebemos uma pista fantástica, atende satisfatoriamente bem nossas aeronaves. A Azul está despontando no crescimento regional e nacional. Estamos confiantes e vamos começar a operar com a linha até Curitiba e de Curitiba para o mundo. Agora dependemos mais das questões burocráticas. Após o processo de certificação, vamos precisar de 60 dias para nos organizar e começar a operar”, explicou Veras.
Segundo ele, é preciso providenciar o processo de treinamento de pessoal, concluir a estrutura da pista, a estrutura do aeroporto, os manuais para então solicitar a verificação da Anac. “Não adianta dar entrada na Anac se não estiver com tudo certinho. Vamos trabalhar com tarifas atraentes e temos como política da empresa trabalharmos com uma capilaridade, onde vai depender o que o cliente, o passageiro vai querer. Nossa equipe veio para reforçar nossas intenções. Os incentivos do Governo foram fundamentais para viabilizar nossa vinda pra Toledo. Agora é uma questão de tempo para que dê tudo certo”, informou Veras.
Sobre a possibilidade de interferir na operação de voos em Cascavel, o assessor da Azul garantiu que não haverá mudanças nas linhas de lá. “O que é de praxe é diminuirmos a intensidade de voos no período de inverno. Fora isso, não muda nada. Inclusive Toledo será uma possibilidade de desvio de voos quando não for possível aterrissar em Cascavel”, concluiu.