Mais de 650 alunos de toda a rede municipal de Escolas de Tempo Integral se reuniram no Teatro Municipal na terça-feira (20), para apresentarem os trabalhos desenvolvidos durante o ano para o projeto “Encante um Conto”. Todos os trabalhos foram produzidos por alunos de quatro a dez anos de idade, de sete escolas do município.
Os trabalhos foram elaborados a partir de contos escolhidos pelas escolas, que puderam ser trabalhados pelas crianças sob diversas perspectivas, como mostra de circo, dança, teatro, receita gastronômica, jogos pedagógicos, artes plásticas, entre outros. Foram trabalhados contos da literatura brasileira, inglesa, contos africanos e populares. O objetivo é promover a integração entre as crianças de diferentes escolas, além de proporcionar uma metodologia de trabalho diferenciada para os alunos de tempo integral.
O projeto iniciou em 2017, com o intuito de trabalhar a literatura sem limitação de linguagem, mas com liberdade para os alunos representarem as histórias de formas diferentes. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), e as atividades são planejadas pelas escolas, que têm liberdade para escolher o conto e a maneira de ser trabalhado.
A Secretária de educação, Edna Amaral, salienta que o papel da SMED é viabilizar a realização do evento, articulando entre as escolas os trabalhos que serão desenvolvidos. “Uma vez que as crianças permanecem em tempo integral nas escolas, é preciso desenvolver metodologias de trabalho diferenciadas, para que possam agregar conhecimento de forma satisfatória”, relata a secretária da pasta.
Para a coordenadora da educação integral, Marisa Giacobo, o projeto proporciona aos alunos uma educação de forma mais lúdica, que faz a diferença para as crianças que permanecem o dia todo na escola. “Criamos esse projeto com a proposta de envolver todos os alunos da educação integral, indo além da linguagem artística, abrangendo língua portuguesa, matemática, história e geografia. É um momento ímpar para eles, pois esse momento de descontração os deixam motivados ao ver o resultado de todo o trabalho realizado durante o ano”, ressalta Marisa.
A participação das crianças no projeto é importante para que vejam e valorizem os trabalhos realizados por outros alunos que vivem a mesma realidade, além de ser uma oportunidade de socialização, essa é a visão de Tânia de Almeida, diretora da escola Carlos João Treis. “As crianças estão amando, pois elas ficam livres para sonhar, imaginar e criar. As apresentações são fruto de muita criatividade, dedicação e trabalho duro tanto dos professores quanto dos alunos”, finaliza Tânia.
Projeto “Ler Faz a Diferença”
Na ocasião, membros do Rotaract Club de Toledo entregaram a premiação para os alunos vencedores do projeto “Ler Faz a Diferença”. A ação é de autoria do Rotaract Club, que contou com a participação de alunos 15 escolas municipais. As crianças produziram poemas e desenhos com o tema “Como Transformar o Mundo em um Lugar Melhor”. Os trabalhos produzidos foram avaliados por uma comissão, e os vencedores levaram para casa troféu, vale-compra de materiais escolares, além de um livro com a coletânea de todos os trabalhos vencedores.
Bianca Giordani, membra do Rotaract Club, destaca que “um dos nossos objetivos é promover projetos humanitários que vão além de doações, mas que entregue uma mensagem que faça a diferença. Portanto, uma das nossas ações é o “Ler Faz a Diferença”.