O Auditório Acary Oliveira, nas dependências do Paço Municipal Alcides Donin, foi palco de um momento que marca o início de uma nova fase na vida de moradores de Toledo. Representantes de sete famílias assinaram na manhã desta quinta-feira (13) os contratos que formalizam a doação de materiais de construção pelo governo municipal, os quais devem ser utilizados na reforma e ampliação de suas residências.
Este ato está amparado pela Lei “G” 2.011/2009 (Fundo para Financiamento da Política Habitacional), a qual prevê a concessão deste benefício, limitado a 70 Unidades de Referência de Toledo (URTs), a proprietários de imóvel urbano (apenas um e próprio) que possuem renda familiar de até dois salários mínimos e que ainda não tenha sido beneficiados anteriormente por projeto de habitação popular de qualquer natureza. “Em valores atuais, este teto é de R$ 5.551,00 e tal compra é feita com base nas vistorias que os técnicos da Secretaria de Habitação, Serviços e Obras Públicas fazem nestes imóveis. Eles avaliam a demanda de cada um deles e, a partir dos itens necessários, fazemos um registro de preços para adquiri-los pelo menor preço possível. A partir deste contrato assinado hoje, estas famílias retiram o material e ficam responsáveis pela execução do serviço”, explica a diretora do Departamento de Projetos e Desenvolvimento Habitacional da pasta, Angélica Letícia Galdino de Souza Moura.
Segundo o secretário de Habitação, Serviços e Obras Públicas, Rafael Schiavinato, a seleção das famílias beneficiadas pela doação de materiais de construção seguiu critérios rigorosos. “O processo inicia-se pela Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família, que encaminha os interessados em fazer parte desta ação. Em seguida, nossa equipe analisa as condições destes imóveis e desenvolve os trâmites necessários. Apesar de estarmos vivendo num momento de crise, ficamos felizes em poder ajudar estas pessoas a terem uma melhor condição de habitabilidade em seus lares”, observa.
O bem-estar das famílias também foi o ponto principal da fala do prefeito Lucio de Marchi. “Esta ação tem caráter permanente e é importantíssima para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Este tem sido o maior dos objetivos da nossa gestão, direcionando esforços em intervenções que fazem a diferença na rotina do cidadão, como no recape de ruas e na implantação de gradativa de luminárias de LED no sistema de iluminação pública”, exemplifica.
Um dos beneficiados com a doação de materiais de construção foi o morador do Jardim Europa, Edson Batista. “Esta ajuda é muito útil, pois agora vou conseguir concluir a construção de dois quartos e reformar o banheiro. A partir de agora, tanto quanto minha esposa e os nossos cinco filhos vamos viver numa casa mais confortável”, salienta.