Essa quinta-feira (22) foi um dia importante para a área de Segurança Pública do Município. No período da manhã autoridades militares realizaram o evento para a troca de comando do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Toledo. A cerimônia aconteceu na sede do 19º BPM e contou com a presença de autoridades militares, do judiciário, deputados, gestores municipais, legisladores e membros de comitês de segurança de vários municípios da região.
Na ocasião o major Marcos Kamakawa trocou o comando do 19º BPM com o tenente-coronel Marcos Sperka. O comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar, tenente-coronel Washington Lee Abe, presidiu o evento.
O prefeito Lucio de Marchi deu as boas-vindas ao tenente-coronel Marcos Sperka em nome do Município. Em seguida lembrou a política de boa vizinhança que existe em Toledo entre as forças de segurança. “Nós estamos no mesmo barco e temos que caminhar juntos para alcançarmos nossos objetivos. São 23 municípios para comandar e todos temos que estar unidos. Tenho a certeza que o novo comandante vai dar sequência a essa política. Desejo que possa fazer uma gestão compartilhada, assim toda a sociedade tem a ganhar”, frisou o prefeito.
O comandante Sperka reafirmou o compromisso em atuar de forma integrada com as demais forças de segurança do município. “Quando se tem parceria com os municípios, com os conselhos comunitários, quando a sociedade tem espaço para sugerir soluções de melhorias e de trabalho em conjunto tudo dá certo. Fico feliz em saber que essa atividade é constante em Toledo. Queremos aproximar ainda mais para que as pessoas em suas casas tenham essa sensação de segurança”, declarou o novo comandante.
Segundo ele, “cada dia é um novo desafio. Fazer parte de um Batalhão onde os índices estão baixos é um desafio maior ainda”. O major Marcos Kamakawa, deixa essa missão para o comandante Sperka e parte para o seu próprio desafio, assumir o sub-comando na Chefia do Estado Maior no 5º CRPM em Cascavel, que integra os batalhões da Região Oeste e Sudoeste do Paraná.
Durante a cerimônia, o tenente-coronel Washington Lee Abe, além de enfatizar as qualidades do novo comandante, disse ter orgulho de comandar a tropa do 5º CRPM. Ele informou que são campeões em prisões (cerca de 1600 por mês), campeões em apreensões de drogas, e em confrontos armados (61 registrados desde o início do ano até a noite desta última quarta-feira (21).
“Tenho orgulho de estar à frente desta tropa. São pessoas preparadas para lidar com o cidadão de bem, mas também sabem enfrentar com competência os bandidos”, afirmou o tenente-coronel Washington.
Histórico do 19º BPM
O 19º Batalhão de Polícia Militar foi inaugurado no dia 31 de Agosto de 2005, através do Decreto nº 2834, dia 22 de Abril de 2004, unindo parte dos batalhões de Cascavel e de Foz do Iguaçu. Seu primeiro comandante foi o tenente-coronel QOPM Oscar Francisco Monteiro da Silva.
O 19º BPM possui como área de abrangência 23 municípios da região oeste paranaense, sendo dividido em três Companhias PM. A 1ª Cia tem sede em Toledo e abrange três municípios, Toledo, São Pedro do Iguaçu e Ouro Verde do Oeste; o município de Marechal Cândido Rondon é a sede da 2ª Cia PM compreende dez cidades, Marechal Cândido Rondon, Guaíra, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, Quatro Pontes, Mercedes, Nova Santa Rosa, Santa Helena, São José das Palmeiras e Diamante do Oeste; a 3ª Cia PM com sede em Assis Chateaubriand e tem sob sua responsabilidade um total de dez municípios, Assis Chateaubriand, Nova Aurora, Maripá, Tupãssi, Terra Roxa, Palotina, Jesuítas, Iracema do Oeste, Formosa do Oeste e Cafelândia.
A área total de atuação do 19º BPM é de 11.664.63 Km² e uma população de 381.600 habitantes.
Texto: Dielson Pickler
Para mais fotos, aesse AQUI
