Os integrantes do Projeto Agente da Cidadania realizaram uma visita ao Gabinete do Prefeito nesta terça-feira (05). A intenção era levar ao chefe do Executivo Municipal, Beto Lunitti, algumas ações desenvolvidas pelos jovens frequentadores dos Centros da Juventude Marcio Antonio Bombardelli (CJU/Europa) e Mariana Luiza Von Borstel (CJU/Coopagro). A fala aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura.
Em uma conversa bastante informal, diversos agentes apresentaram seus trabalhos dentro dos CJU’s como projetos de incentivo à leitura, comunicação, esportes, cuidados com o meio ambiente, apoio administrativo e orientações aos demais jovens, entre outras ações. “Eles são uma ponte entre os demais jovens e os servidores, um elo, para que todos se sintam responsáveis e se apropriem dos Centros da Juventude”, comentou o coordenador do CJU/Europa, Glauber Possebon.
O prefeito Beto Lunitti incentivou os jovens presentes a assumirem ainda mais o protagonismo. “Nós definimos as políticas públicas e cobramos do nosso secretariado que elas aconteçam. Mas além do que essas pessoas podem fazer, tudo parte de vocês. E essa energia capacita vocês a serem inovadores e fazerem ainda melhor. Não deixe de ousar dentro dos padrões sociais e legais”. Lunitti ainda se disse encantado com a animação desses jovens. “Continuem fazendo bem feito. O trabalho de cada jovem é imprescindível para o futuro de vocês e das outras pessoas também”, frisou.
A secretária de Desenvolvimento Humano, Jennifer Teixeira, disse que a intenção com a visita era mostrar o funcionamento das estruturas político administrativas, porém foi além. “Nós já tínhamos levado eles para a Câmara de Vereadores e dentro dessa programação a gente trouxe eles para a Prefeitura. Hoje eles tiveram uma verdadeira aula de cidadania e pertencimento. Nossos jovens têm muitos benefícios, como o Passe Social, internet gratuita de qualidade, alimentação, entre outras estruturas para o desenvolvimento pessoal e a formação cidadã”, concluiu.
Agente da Cidadania - O projeto prevê o pagamento de uma bolsa auxílio para jovens que realizem 40 horas mensais de atividades que incentivem o protagonismo juvenil, como potencial de tornar a vivência de adolescentes e jovens mais frutífera tanto para si mesmo como para a sociedade em geral, por meio de ações baseadas nos eixos Formação, Convivência e Cidadania.
Para participar do programa, o adolescente ou jovem elabora, com auxílio do técnico de referência do programa, projeto que será submetido à aprovação de comissão municipal criada para este fim. Durante a execução do projeto, os participantes são acompanhados e supervisionados pelo técnico responsável, e participam de encontros mensais de formação.