suzi.lira 09 de Agosto de 2019 at 18:03h

Aleitamento materno é discutido durante mês de agosto em Toledo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças todos os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por meio dessa ação o bebê recebe todas as defesas provenientes da mãe, protegendo contra doenças contagiosas, como pneumonias e diarreias, dentre outras. 

 

Este é considerado um dos melhores modos para garantir qualidade de vida e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações. Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas de respiração, audição, deglutição, fonoaudiológicos e psicomotores. 

 

Vale destacar que Toledo acompanha o cenário mundial, onde essas atividades alusivas são promovidas pela OMS que realiza a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) e o Ministério da Saúde também instituiu em seu calendário como o mês alusivo às ações voltadas a esse tema. 

 

O aleitamento também há eficácia em reduzir o risco de doenças alérgicas, diabetes, obesidade e linfomas. “Já está comprovado que a amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, está relacionada com o aumento da sua inteligência e melhor situação financeira no futuro”, destaca a diretora da Atenção Básica Márcia Cristina Guilhem.

 

Atividades em Toledo

 

A Secretaria de Saúde de Toledo em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Bom Jesus, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Comunicação, Secretaria do Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, UNIPAR, SESC, Fernanda Abreu Fotos de Amor e Girassol Estúdio de Dança, está realizando durante este mês ações voltadas ao tema. 

 

A campanha foi iniciada em Toledo com uma capacitação para Agentes Comunitários de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde. Neste sexta-feira, no auditório da Unipar foi realizada mais uma capacitação e na próxima segunda-feira (12) será feita mais uma.  

 

A capacitação tem como intuito disseminar conhecimentos sobre o tema e dar mais suporte aos mesmos para que possam orientar corretamente aos usuários do SUS”, destaca a diretora da Atenção Básica Márcia Cristina Guilhem. 

 

Tarde do Mamaço

 

No próximo domingo (18), será realizado a Tarde do Mamaço, a partir das 15 horas no Parque Ecológico Diva Paim Barth. O evento contará com ações para orientações sobre aleitamento materno, conversa com os pais, atividades recreativas, distribuição de lanche saudável, massagem relaxante, dança circular, oficina de Sling, fotos, entre outras.

 

Para possibilitar participação dos interessados, a Prefeitura de Toledo disponibilizará ônibus que passarão em algumas Unidades de Saúde a partir das 14h30.O transporte sairá inicialmente da UBS Panorama passando pela UBS São Francisco, UBS Coopagro e UBS COSMOS, e outro ônibus saindo da UBS Porto Alegre passando pela UBS Concórdia, UBS Europa, UBS Santa Clara IV e UBS Maracanã,.