Na segunda-feira (09) alunos da Escola Municipal Duque de Caxias, do distrito de Concórdia do Oeste, participaram da primeira etapa de capacitação para a fundação da Cooperativa Escolar Mirim Duque de Caxias (COOPERDUQUE), a qual vai integrar o quadro de cooperativas mirins do município. A primeira experiência em Toledo foi a Cooperativa Escolar Mirim Miguel Dewes (COOEMIDE), do distrito de Dez de Maio, em setembro do ano passado.
A preparação para a fundação de uma Cooperativa Mirim é uma ferramenta pedagógica com intuito de desenvolver nas crianças o espírito de liderança, empreendedorismo e principalmente cooperativismo. “Por meio de dinâmicas e vídeos os alunos aprendem sobre o cooperativismo, mas principalmente a importância em valorizar a própria comunidade”, explicou a coordenadora pedagógica da Escola e professora orientadora da classe, Marlene Hillebrand Klassen.
De acordo com Marlene, os alunos já passaram por todo um trabalho de educação cooperativista e vão concretizar o aprendizado na vivência da cooperativa. Para a professora orientadora a escola tem a missão de resgatar o espírito de coletividade. “As crianças que aderiram ao projeto já passaram por algumas oficinas de produção, como foi o caso da confecção das bolachas para o dia das mães e também dos sachês de sementes de crotalária que foram distribuídos para a comunidade em uma das ações no combate contra o Aedes aegypti”, afirmou.
Segundo o assessor da Diretoria do Sicoob Oeste, Airton Bagli, que a realizou com os alunos a primeira etapa de capacitação para a fundação da COOPERDUQUE, todo esse processo é um trabalho pedagógico que os alunos levarão para toda a vida. “Ao todo serão realizadas quatro etapas com os futuros cooperados, sendo elas Cooperativismo, Valores do Cooperativismo, Atas e Assembleias, e Cargos e Funções. Quando o professor orientador percebe que a turma está apta para responder as perguntas sobre os determinados assuntos eu venho e realizo a capacitação, ou seja, eu certifico eles, até a formação final que é a constituição da Cooperativa nos quatro pilares”, reiterou.
O objetivo da Escola Duque de Caxias é fundar a COOPERDUQUE ainda este ano. Os desenhos para a criação da logo já estão em construção e os alunos já definiram até mesmo o produto a ser comercializado. “Com material reciclável eles vão confeccionar agendas escolares e blocos de anotações. A oficina de produção da COOPERDUQUE terá como propósito a sustentabilidade”, concluiu a orientadora.