Na manhã desta quarta-feira (03) foi realizada uma reunião para a assinatura do Termo de Acordo para Execução de Jornada de trabalho na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Estavam presentes o prefeito Lucio de Marchi, representantes do Sindicato dos Servidores Municipais (SerToledo) e profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer. A medida propõe que o os servidores cumpram 30 horas semanais de atividades na secretaria e as 10 horas restantes em eventos esportivos, recreativos e competições oficiais. A adesão dos profissionais é opcional.
O prefeito Lucio de Marchi comenta que esse acordo foi amplamente discutido. “Esse termo foi criado no mandado do prefeito Derli Antônio Donin, e de lá pra cá é renovado a cada administração, devido a importância que o esporte tem para a nossa cidade”. Lucio ainda explica que as atividades relacionadas ao esporte servem de referência para outras cidades e o acordo traz benefícios tanto a administração como para o funcionário.
Segundo a secretária geral do SerToledo, Marlene da Silva, a renovação é de interesse dos trabalhadores da área esportiva, por isso também interessa ao Sindicato. “Esse termo reforça uma vantagem entre ambos os lados, tanto para a administração pública quanto aos servidores Estamos satisfeitos porque é uma conquista dos servidores”.
O secretário de Esporte e Lazer, Emerson Aparecido Jerônimo, afirma que o acordo viabiliza o funcionamento das atividades durante a semana. Como os profissionais trabalham nos finais de semana em eventos esportivos, se tivessem folga para a compensação de horas a Secretaria não teria profissionais suficientes para atender as crianças e jovens durante a semana. Outra alternativa, acrescenta o secretário, seria o pagamento de horas extras, mas isso ficaria inviável para o município.
Jerônimo reforça que o termo é aberto, onde nenhum servidor é obrigado a participar. “Esse banco de horas posteriormente é utilizado para viagens, competições e em atividades propostas pela secretaria como recreação e demais eventos esportivos”.
texto: Núbia Hauer
Para mais fotos, acesse nosso flicker: https://www.flickr.com/photos/toledopr