A Prefeitura de Toledo divulgou o cronograma de audiências públicas referentes aos investimentos em reurbanização de vias importantes do município. A população toledana é convidada a participar dos encontros, para entenderem o que será feito e opinarem em relação às obras e como serão custeadas as intervenções.
Os projetos estão em desenvolvimento na Secretaria de Planejamento Estratégico. “São obras de infraestrutura e mobilidade urbana previstas no plano de governo. Elas vão se somar ao que já foi realizado em outros pontos do município”, disse o secretário de Planejamento Estratégico, Renato Rocha.
Na próxima segunda-feira (14), às 19h, acontecerá uma Audiência Pública no Centro Comunitário do Jardim Panorama. Na ocasião serão apresentados para a comunidade, os custos da obra de remodelação da Avenida Senador Atíllio Fontana, entre as Ruas Egídio Munareto e Carlos Sbaraini.
Já na quarta-feira (16), a população dos Jardins Concórdia, Carelli e região, está convidada a participar da Audiência Pública que acontecerá no Centro Comunitário do Jardim Concórdia às 19h. O assunto será a reurbanização e implantação de ciclovia nas Ruas Cascavel e Pedro Álvares Cabral, desde a Avenida José João Muraro até a Avenida Maripá. O modelo é o mesmo implantado na Rua Carlos Sbaraini, no Jardim Panorama, e na Rua Capitão Leônidas Marques, na Vila Boa Esperança.
A semana ainda contará com uma terceira Audiência Pública, na sexta-feira às 18h. O encontro marcado para acontecer no Centro da Juventude Marcio Antônio Bombardeli no Jardim Europa (CJU Europa) e tratará sobre a reurbanização da Avenida Maripá entre a Rua Pedro Álvares Cabral e a BR 467.
O secretário de Planejamento, Renato Rocha, comentou sobre a importância da participação da população nas audiências. Segundo ele, nestes encontros são apresentados os projetos que pretendem melhorar a mobilidade urbana, melhorar os acessos e valorizar os imóveis das regiões atendidas. “É a população que deve definir e decidir o que é prioridade, se as obras atendem suas necessidades. Isso significa praticar a Catequese da Cidadania e se empoderar das decisões de investimento público”, comentou.
Audiências Públicas do Plano Diretor
Neste mês também iniciaram as audiências públicas do Plano Diretor Participativo. Os eventos têm o objetivo de instruir o processo de apreciação do conteúdo de revisão do documento. O plano diretor trata de questões como zoneamento do uso e ocupação do solo, perímetros urbanos, parcelamento do solo, sistema viário, normas para obras e edificações e deve ser revisto a cada dez anos, conforme prevê o estatuto das cidades.
Toda a população é convidada a participar das audiências e esta convocação atende a legalidade da ação. “A presença dos cidadãos deve ampliar o debate sobre os temas, como também consultar a sociedade organizada, acolhendo suas contribuições, com a finalidade de eventualmente também aperfeiçoar o conteúdo dos projetos. “Ouvir a população vai legitimar o que é proposto pelo Governo Municipal”, afirmou o prefeito Beto Lunitti.
Na semana passada, nos dias 02 e 03, aconteceram as audiências que discutiram as temáticas de Economia e Educação e Cultura e nesta quarta-feira (09), às 14h, aconteceu a audiência com as propostas sobre saúde. Confira o cronograma do restante das audiências:
10/03 – 14h – Câmara Municipal – Proposta sobre Esporte e Lazer
16/03 – 14h – Câmara Municipal – Proposta sobre Desenvolvimento Social
17/03 – 14h – Câmara Municipal – Proposta sobre Urbanismo
30/03 – 14h – Câmara Municipal – Proposta sobre Aspectos Administrativos
04/04 – 19h – Novo Sobradinho – Proposta sobre Novo Sobradinho
05/04 – 19h – Vila Nova – Proposta sobre Vila Nova
05/04 – 19h – Vila Nova – Proposta sobre Novo Sarandi
06/04 – 19h – Vila Ipiranga – Proposta sobre São Miguel
06/04 – 19h – Vila Ipiranga – Proposta sobre Vila Ipiranga
06/04 – 19h – Vila Ipiranga – Proposta sobre Dois Irmãos
12/04 – 19h – Concórdia do Oeste – Proposta sobre Concórdia do Oeste
14/04 – 19h – Concórdia do Oeste – Proposta sobre Dez de Maio
13/04 – 19h – São Luiz do Oeste – Proposta sobre São Luiz do Oeste
25/04 – 14h – Câmara Municipal – Apresentação dos relatórios à vereadora Sueli Guerra
10/05 – 14h – Câmara Municipal – vereadora Sueli Guerra apresenta Relatório Final
