Na manhã desta segunda-feira (06), foi realizada uma reunião no Gabinete da Prefeitura de Toledo, para a apresentação do projeto arquitetônico da Casa de Parto Normal, do Hospital Bom Jesus. A reunião contou com a presença do prefeito Lucio de Marchi, do vice-prefeito, João Batista Tita Furlan, do secretário de Saúde, Thiago Stefanello, e de representantes do hospital.
O prefeito Lucio de Marchi explicou que a construção dessa Casa de Parto Normal faz parte do plano de governo. “Eu e o Tita, quando traçamos o nosso plano de governo, percebemos a demanda do Hospital Bom Jesus em ter esse espaço especifico. Por isso estamos dando apoio e subsídio, para que isso saia do papel”. O gestor explicou que o próximo passo é apresentar o projeto para o ministro da Saúde, Ricardo Barros.
O secretário de Saúde Thiago Stefanello explicou que de início havia uma perspectiva que o município ou que o Ciscopar efetuasse a construção da Casa de Parto para as gestantes. “A Secretaria de Saúde, em conjunto com o hospital, estudou a portaria do projeto e para seguir a legislação foi definida a construção de um espaço especifico dentro no Bom Jesus”. O projeto prevê um investimento de R$ 230.000,00 para a reforma e adequação do espaço. Depois, a manutenção exigirá um investimento mensal de R$ 100.000,00.
Thiago explicou que o local definido será nas antigas instalações da Clínica de Hemodiálise. “Com a saída da empresa o espaço ficou vago e visando a ocupação e aproveitamento da estrutura o local será remodelado para garantir um serviço de qualidade”, comentou o secretário da pasta.
O município atende mensalmente 70% de procedimento de cesarianas e 30% de partos normais. “ Com este espaço, que será mais adequado para acolher as gestantes, queremos aumentar o número de partos normais, além de melhorar os índices de mortalidade materna infantil”, salientou Thiago.
A superintendente do Hospital Bom Jesus, Nissandra Karsten, explicou que esse projeto visa o atendimento que será dado não só para Toledo, mas para toda a região. “O Hospital procura fazer o melhor, mas como a infraestrutura física é limitada, muitas vezes não favorecemos tudo aquilo que é necessário para que a gestante se sinta tranquila e segura”.
O hospital atende 18 municípios da região Oeste, mas em alguns municípios é possível atender partos de baixo risco. É o caso de Palotina e Guaíra, que asseguram atendimento às gestantes em seus respectivos municípios. Com isso, o Bom Jesus ficará responsável pelo atendimento de dez municípios, explica Thiago.
O projeto da Casa de Parto Normal conta cinco leitos e terá uma entrada separada do hospital. Em caso de emergência, terá o suporte da estrutura do hospital. A Casa contará com equipe própria, incluindo enfermeiro 24 horas e dois técnicos de enfermagem, além dos profissionais de limpeza e de apoio, que já fazem parte da equipe do hospital, informou a superintendente do Hospital Bom Jesus.
(texto: Núbia Hauer)