Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município de Toledo já receberam as vacinas Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe 2016 que inicia nesta segunda-feira (25). A campanha segue até 20 de maio e o dia “D” está marcado para o dia 30 deste mês, quando todas as UBS’s estarão abertas para a imunização da população enquadradas nos grupos previstos pelo Ministério da Saúde.
A imunização será por grupos prioritários. Crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, mulheres em pós-parto até 45 dias (puérperas), indígenas e idosos acima de 60 anos fazem parte destes grupos. Doentes crônicos e trabalhadores da área da saúde também são prioridades. É preciso apresentar um documento e o cartão de vacinação para atualizar. “Os doentes crônicos devem levar ainda, uma prescrição médica” comentou a enfermeira do Departamento de Vigilância e Saúde, Rosana Cerbarro.
A expectativa é que o Paraná imunize cerca de 2, 9 milhões de pessoas, já em Toledo, a meta é vacinar 24 mil munícipes. Rosana frisou a importância da vacinação. “É importante que as pessoas procurem a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para a imunização, pois a vacina já se mostrou bastante eficaz em relação aos problemas de renite, alergia, pneumonia e demais doenças respiratórias”, comentou.
Nesta campanha a vacina será trivalente contra a gripe protege contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e a Influenza B (subtipo Brisbane).