O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) é um estabelecimento terapêutico que tem por finalidade atender ao disposto na Constituição Federal, Legislação Brasileira em Saúde Mental e Lei Orgânica, no sentido de proporcionar alternativas de tratamento ambulatorial de atenção diária, individual e grupal, às pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, em que o comprometimento requer monitoramento intensivo, semi-intensivo e não-intensivo, visando à reabilitação e a reinserção social do cidadão. Em Toledo, no mês de junho, foram realizados 1195 atendimentos.
A coordenação do CAPS II informou que o serviço atende hoje cerca de 240 pacientes ativos, divididos nos três regimes: 130 no Regime não-intensivo (só comparecem para atendimento medicamentoso da psiquiatria, ou seja, para consultas); 85 no Regime semi-intesivo (até doze atendimentos mensais, inclui as oficinas terapêuticas e o atendimento psicológico individualizado); e 35 no Regime intensivo (de 12 até 25 atendimentos mensais, além das oficinas terapêuticas e atendimento psicológico, inclui a escuta qualificada, arteterapia e psiquiatria).
“Só no mês de junho foram realizados 1195 atendimentos, sem interferir na qualidade do atendimento, pois temos uma equipe muito boa e qualificada para as funções. Não temos demanda reprimida na psiquiatria. Apenas na psicologia temos uma pequena fila de espera, que tende a não existir mais nos próximos meses”, explicou a coordenadora do CAPS II, Neuza Gripp.
Ela destacou ainda a relevância do serviço realizado. “É um trabalho muito bom que é oferecido para a população. Nós recebemos pacientes que a sociedade e às vezes até a família acha que não tem mais jeito, que é caso de internamento compulsório. Nós acolhemos, fazemos um trabalho terapêutico individual ou de grupo e conseguimos restabelecer esse paciente na sociedade”, disse a coordenadora.
Neuza conta que alguns pacientes já montaram até o seu próprio negócio. “Uma paciente nossa, por meio da oficina de sabonete já está tirando o sustento de sua família com a fabricação e venda de sabonetes artesanais. Isso é muito gratificante pra nós. Além disso, também damos apoio aos familiares para orientar como devem agir, como podem ajudar durante o tratamento da pessoa”, salienta.
Atendimento
Quando um paciente precisa de atendimento psiquiátrico em Toledo, ele pode ser atendido por dois serviços: O Departamento de Saúde Mental que atende pacientes com depressões leves e pacientes que já se encontram estáveis. E no CAPS-II os pacientes atendidos são pacientes com Transtorno Mental Severo e Persistente.
“O CAPS II tem como objetivo oferecer um serviço ambulatorial de atenção diária a pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, egressos ou não de hospitais psiquiátricos, e que necessitam de um cuidado terapêutico mais intensivo, visando um atendimento mais humanizado e principalmente a reabilitação psicossocial”, explica a coordenadora do CAPS II.
Para ter acesso aos serviços do CAPS II, os pacientes devem procurar a unidade básica primeiro, lá é feito o encaminhamento. No CAPS é realizado uma triagem com os pacientes. Os casos são levados para uma reunião da equipe multiprofissional para avaliar se o caso é para o atendimento no CAPS II ou se é preciso encaminhar para outro serviço.
“Temos uma extratificação de risco, para verificar se o paciente tem perfil de Caps ou não. Um paciente que tem só uma depressão leve poderá ser acompanhado apenas na unidade básica de saúde ou no Departamento de Saúde Mental da Secretaria de
Saúde de Toledo”, frisa a coordenadora. Ela ainda mencionou o trabalho intersetorial e elogiou a parceria com os agentes comunitários de saúde e demais servidores que auxiliam na identificação e encaminhamento de novos casos.
Serviço
O CAPS II proporciona atendimentos individuais: Triagem e avaliações, Tratamento psiquiátrico, Tratamento medicamentoso, Tratamento psicológico, Terapia Ocupacional, Atendimento de enfermagem, Terapia alternativa (Holística e Arteterapia), Serviço social e Acupuntura
E também oferece atendimento de Grupo de família, com finalidade de dar apoio, esclarecimentos e orientações aos familiares dos pacientes.
Oficinas terapêuticas
As oficinas terapêuticas ofertadas hoje são de arte com fio, Ética e cidadania, saúde e medicação, lavauto, expressões da alma, reciclagem, pintura, pintura em tecido, esporte, sabonete, decoupage/pintura em MDF, artesanato, crochê e jogos.
Internamentos
Quando o paciente precisa de internamento ele é cadastrado no Sistema de Regulação de Leitos e esse sistema regula os hospitais e municípios que disponibilizam as vagas de internamentos. Sendo assim quando o paciente está descompensado ou não tem recursos próprios os serviços encaminham os pacientes numa ambulância juntamente com um familiar responsável, um técnico de enfermagem e um guarda municipal. Quando o paciente está bem e não apresenta agressividade o próprio familiar leva o paciente até o local do internamento sem o auxílio do município.
Equipe
A equipe técnica está formada pelos seguintes profissionais: Médico psiquiatra, Psicólogo, Enfermeiro, Assistente social, Terapeuta Ocupacional, Técnico de Enfermagem, Assistente em Desenvolvimento Social e Arteterapeuta.
O Centro de Atenção Psicossocial “Lugar Possível” Dr. Jorge Nisiide está localizado a Avenida Maripá, N.º 6999, Jardim Filadélfia – Toledo Paraná. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 07h às 19h.