A inauguração do Centro Comunitário do Jardim Anápolis, realizada no último sábado (18), inicia uma nova fase para os moradores da região. Líderes comunitários, autoridades e a comunidade em geral prestigiou o ato. A nova sede da Associação de Moradores é resultado de solicitações e lutas encampadas por muitas diretorias em mais de duas décadas. Os investimentos são de R$ 488 mil e foram deliberados pelos moradores, por meio do Orçamento Participativo (OP), somados aos recursos livres do município.
A ação demonstra o fortalecimento das 110 associações de moradores representadas pela União Toledana das Associações de Moradores (UTAM). “Todas ganharam voz a partir do Orçamento Participativo (OP). A ferramenta tem possibilitado aos moradores, representados por seus delegados eleitos em mais de 70 assembleias, participar da decisão dos investimentos”, disse o presidente da UTAM, Artulino Hesper, reforçando uma centena de sedes tiveram aplicação de recursos e foram melhoradas.
Entre tantos bairros beneficiados está o Jardim Anápolis. Diversas lideranças comunitárias estavam representadas. Loni Slomp, secretária da Associação de Moradores na gestão do marido, o primeiro presidente Valdir Slomp (em memória), o ex-presidente Niulton Pegoraro e o atual presidente Miguel Oliveira Faria foram lembrados durante a cerimônia e agradeceram pela possibilidade da comunidade contar com uma nova estrutura, já dotada de sistema de prevenção contra incêndio e acessibilidade. “O espaço servirá para a recreação de jovens, adultos e idosos, que poderão realizar as atividades de lazer em um local mais propício”, disse Miguel.
O assessor de Assuntos Comunitários, Dudu Barbosa, lembrou o empenho do Governo Municipal para conseguir atender as associações de moradores em suas necessidades. “O orçamento é como o da nossa casa, temos que analisar cuidadosamente onde devemos e podemos investir. Muitas comunidades têm recebido recursos do Orçamento Participativo, mas algumas precisam mais, como é o caso do Anápolis, onde somente o destinado pelo OP não seria suficiente e o Governo Municipal complementou os recursos para a obra”, disse.
A construção de centros comunitários possibilita o fortalecimento e estruturação das Associações de Moradores. “São entidades representativas importantes para o município, que devem contar com uma estrutura para ter ações com os moradores”, disse o representante da Câmara Municipal, vereador Rogério Massing.
Inaugurar a obra, segundo o prefeito Beto Lunitti, traz felicidade para o Governo Municipal e dignidade para os moradores na promoção de eventos. “Momentos de confraternização trazem satisfação e felicidade para as pessoas. Esse é o papel da administração pública. O (Jardim) Anápolis precisava de um local adequado para promoções”. Outra novidade anunciada pelo prefeito é reforma também do campo de futebol suíço da comunidade, com a reforma do alambrado.
Ao final do ato oficial, o padre Roberto Lopes de Souza, da Paróquia São Cristóvão, abençoou o espaço que também será utilizado pela comunidade católica para a realização de missas e outros cultos religiosos.