suzi.lira 14 de Agosto de 2020 at 10:10h

CiPE debate estratégias de escolarização de estudantes autistas

Terça-feira, 11 de agosto de 2020, foi um dia significativo para o Centro Integrado de Políticas Educacionais Professora Maria Iaschombek Doege (CIPE), pois durante a manhã aconteceu a abertura do “Espaço de Discussão TEA”, que tem como propósito discutir questões relativas à construção de um modelo educacional para escolarização dos estudantes com transtorno do espectro autista, planejar proposições didáticas que atendam às necessidades educacionais destes estudantes, tendo em conta as condições familiares e as dificuldades decorrentes deste momento de pandemia.

 

As discussões deste espaço acontecerá semanalmente com encontro virtual pelo Google meet, estando sob responsabilidade dos profissionais que atuam no Núcleo de Atendimento Educacional Especializado para alunos com Transtorno do Espectro Autista (NAEE/TEA) com a participação de membros do NEADI e profissionais convidados de outras áreas, de modo a contribuir e fortalecer os estudos e discussões entre professores de Atendimento Educacional Especializado, PADIs e profissionais do CIPE.

 

Outro momento importante foi a reunião que aconteceu no período da tarde, entre membros da Secretaria de Educação, do CIPE e da Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo, para apresentação da proposta do Espaço, explanação sobre como o trabalho dos profissionais da Instituição será articulado entre as Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) bem como a visitação às dependências do Centro.

 

O objetivo desse encontro foi buscar uma comunicação efetiva entre ambas as frentes de trabalho, para contribuir com o atendimento educacional especializado das crianças e acompanhamento das famílias, promovendo assim, condições necessárias para avançarmos no processo de aprendizado das crianças com Transtorno do Espectro Autista. 

 

As ações desenvolvidas pelo CIPE pretendem abrir espaço para compartilhamento de conhecimentos e experiências exitosas ou não, mas que em muito colaboram, pois todas têm o seu valor enquanto processo construtivo da prática pedagógica, buscando fortalecer as ações já desenvolvidas pelas Instituições de ensino do município.