24 de Outubro de 2014 at 18:23h

Ciscopar realizou exame de pacientes com pterígio na Central de Especialidades da Secretaria de Saúde

Na sexta-feira (24), o Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR) realizou consultas oftalmológicas para pacientes de diversos municípios da região que compõe o órgão. As ações aconteceram na Central de Especialidades da Secretaria de Saúde de Toledo. Foram 100 pacientes, sendo 33 de Toledo, atendidos durante o dia. Além dos toledanos, os munícipes de Terra Roxa, Assis Chateaubriand, Santa Helena, Palotina, São Pedro do Iguaçu, São José das Palmeiras e Tupãssi passaram por consultas. Os atendimentos eram de portadores de pterígio e as consultas foram realizadas por dois profissionais de São Paulo.

Segundo a diretora da Central de Especialidades, Edilza Gomes Coutinho, a Central foi cedida para o CISCOPAR no intuito de desafogar a fila de espera de pacientes que sofrem com a doença. “Estamos com essa parceria para acelerar a fila de espera para os pacientes com o problema. Os pacientes já aguardavam e o exame serviu para identificar os casos com necessidade de cirúrgia”, comentou a diretora.

A gerente do Centro Regional de Especialidades (CRES) do CISCOPAR comentou que as cirurgias serão realizadas no município de Palotina e as entrevistas e os exames de hoje foram realizados em Toledo devido à boa estrutura que a Secretaria de Saúde do município oferece. De acordo com um dos oftalmologistas, Felipe Peixoto, que reside em São Paulo, o objetivo foi avaliar os pterígios (carne crescente). “Juntamente com outras equipes de médicos faremos um mutirão para os procedimentos cirúrgicos”.

Pterígio

É uma pequena membrana avermelhada na superfície do olho que se prolifera em direção à córnea. É popularmente chamado de "carne crescida" ou equivocadamente de "catarata". O pterígio, em geral, afeta a parte da parte branca do olho. Com bastante frequência provoca irritação, vermelhidão, ardor, coceira e sensação de cisco no olho, além de muita sensibilidade à luminosidade.