As ações de prevenção e combate ao novo coronavírus estão presentes em todas as secretarias de governo do município em Toledo. Na Secretaria da Juventude, desde que as atividades dos centros da juventude (CJUs) foram interrompidas, devido as circunstâncias de isolamento, a equipe técnica juntamente com a equipe administrativa e gestão, passaram a desenvolver a implantação do atendimento psicológico online. O serviço é disponibilizado por meio de dispositivos móveis de comunicação, respeitando os critérios de isolamento social.
Método
A equipe fez uso do aplicativo WhatsApp Business, onde foram criados perfis referentes aos Centros da Juventude do Jardim Europa e do Jardim Coopagro. A ferramenta possibilita aos jovens cadastrados nos CJUs o contato por meio dos seus próprios aparelhos de celular. São diversos recursos utilizados: ligação, vídeo chamada, além do uso de mensagens.
Contato
Os psicólogos da Secretaria da Juventude passaram a contatar os jovens que já se encontravam em acompanhamento psicológico, bem como, jovens participantes de outros programas realizados nos Centros e, então, a disponibilizar o atendimento online.
“Entende-se que este período de distanciamento e isolamento pode ocasionar diferentes efeitos psicológicos nas pessoas, sendo assim, o atendimento online proporciona uma alternativa de atendimento, um espaço de fala e acolhimento, mesmo que a distância”, explica o Psicólogo Guilherme Watanabe Siloti.
Guilherme é um dos profissionais que realiza o atendimento online com os jovens. O desafio é justamente conter aquela ansiedade que faz parte da idade. “Foi percebido entre os jovens um forte desejo de que as atividades voltem a ocorrer, entretanto, estão sendo orientados a seguirem as devidas medidas e que tenham paciência agora, para que em breve voltemos a normalidade”, orienta Siloti.
O Secretário da Juventude, Valtair conta que mais de 70 jovens estão sendo acompanhados com esse serviço à distância. “Alguns nos ligam, outros entramos em contato para saber como estão. Dependendo do caso são várias ligações para atender o mesmo jovem. O importante é de alguma forma poder fazer algo para amenizar as dificuldades e os reflexos desse distanciamento social. Vai passar. E quando isso acontecer queremos receber bem toda nossa clientela da juventude”, frisa o Secretário.