A experiência de Toledo na área de pavimentação rural em parceria servirá de referência para o município de Londrina. Nesta sexta-feira, 3, o vice-prefeito daquela cidade, João Mendonça, acompanhado do assessor de gabinete Welington Schiavinato, e da assessora da presidência da Câmara de Vereadores de Londrina, Meire Monteiro, esteve em Toledo em busca de mais informações. Eles conversaram inicialmente com o prefeito Lucio de Marchi, o vice-prefeito, João Batista Tita Furlan, e demais assessores, além do deputado estadual José Carlos Schiavinato. Foi na gestão de Schiavinato, que tinha o atual prefeito na época como vice, que o projeto ganhou mais força. Nos 8 anos do deputado como prefeito de Toledo foram executados 220 quilômetros de pavimentação rural em parceria. Depois das exposições, a comitiva foi ver in loco alguns trechos de pavimentação nas localidades de Dez de Maio, Xaxim e Vila Ipiranga.
Iniciado no final da gestão do ex-prefeito Derli Donin, o projeto ganhou força nas duas administrações do ex-prefeito Schiavinato, tendo o atual prefeito como vice. O projeto em parceria prevê o envolvimento da comunidade no custeio de parte dos recursos, cabendo a esta se organizar para mobilizar os moradores e viabilizar os recursos, seguindo uma metodologia própria. Os produtores entravam com 30 por cento dos recursos e o município o restante. A obra era executada pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e rural de Toledo (Emdur), garantindo a qualidade e um preço menor, já que como autarquia pública não visa lucro.
“Era uma negociação no fio do bigode. A comunidade se organizava, viabilizava os recursos e a prefeitura fazia a sua parte, complementando o investimento”, relembrou o ex-prefeito Schiavinato. Segundo ele, o projeto serviu de referência também para o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que financiou recursos com esta finalidade e incluiu posteriormente esta linha de crédito para pavimentação rural na América Latina, desde que executadas nos moldes propostos por Toledo. As estradas têm seis metros de base e 3,5 metros de caixa, com acostamento nos dois lados da via.
Conforme o prefeito Lucio, o projeto garantiu mais qualidade de vida ao homem do campo e contribuiu para reverter alguns números em relação ao êxodo rural e investimentos no interior do município. As propriedades passaram a ser mais valorizadas, os produtores investiram em suas casas, hoje as famílias preferem morar no interior a vir para a cidade e os filhos frequentam as universidades do centro e retornam para as suas casas no campo. “Em Toledo, morar no campo é uma escolha, não um castigo”, disse ele, destacando ainda que as estradas pavimentadas asseguram o transporte da produção, dos estudantes e dos moradores, com qualquer tempo. “Quando faz sol o homem do campo trabalha, quando chove vem para a cidade resolver as suas pendências. Ele sabe que não vai ficar no caminho, atolado no barro”, observa.
A parceria também envolveu empresas fornecedoras de insumos e processadoras de matéria prima. “Elas perceberam a importância de garantir o transporte regular, a redução dos custos de manutenção dos veículos e a necessidade de receber e entregar os produtos dentro dos prazos”, conta Schiavinato. Cientes dos benefícios, elas também aderiram ao processo, incentivados pelos produtores rurais. “Em um município como Toledo, capital do agronegócio, com destaque na produção de grãos, suínos, aves, piscicultura, pecuária de leite, entre outras áreas, não podemos nos privar de estradas em boas condições, garantindo o deslocamento da produção e das pessoas”, assegurou Lucio.
A concepção do projeto em parceria, conforme Lucio, nasceu na área urbana. Enfrentando dificuldades financeiras e impedindo de contratar financiamento, o então prefeito Derli Donin convenceu os moradores que era possível pavimentar as ruas com um valor 30 por cento menor do que se fosse contratado. A proposta foi bem aceita e depois levada para o interior, ganhando a adesão cada vez maior dos agricultores.
Seminário
Alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também participaram da reunião com a comitiva de Londrina. Eles estavam interessados em conhecer mais o programa de pavimentação rural em parceria, que deverá ser um dos temas abordados no 1º Simpósio de Transporte e Logística para o Desenvolvimento Regional. O evento será realizado na sede da instituição, no dia 19 de maio, e os acadêmicos vieram até o prefeito em busca de uma indicação para falar sobre o tema. Segundo eles, vários municípios mostraram interesse no projeto, razão pela qual deverá ser programada uma explanação específica e visitas técnicas.