Na terça-feira (29) representantes da Prefeitura de Toledo estiveram em Foz do Iguaçu onde participaram de um evento para avaliação do Encontros e Caminhos - Cultivando Água Boa. A jornada de atividades realizada entre os dias 22 de abril e 13 de Junho pela Itaipu Binacional em parceria com cada um dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 resultou em mais de 450 atividades envolvendo cultura, história e sustentabilidade. Somente a Expedição Rio Toledo, com o tema ‘Um caminho que vai além do leito do rio’, envolveu diretamente mais de 100 profissionais e atingiu cerca de três mil pessoas.
O convite apresentado aos municípios em fevereiro propôs que cada um realizasse sua própria programação com base na lista de atividades alusivas à comemoração dos dez anos de programa Cultivando Água Boa e os 40 anos de construção de Itaipu. Em Toledo, a preocupação da Prefeitura foi explorar a diversidade de significados histórico, cultural, ambiental e social que permeiam o Rio Toledo ao longo dos seus caminhos. “Conseguimos uma participação efetiva das comunidades com ações que realmente tocaram e envolveram as pessoas. Nosso desafio agora é tornar tudo isso política pública permanente em nosso município e contamos com o apoio de Itaipu para tanto”, comentou a coordenadora da Expedição em Toledo e secretária de Comunicação Social, Rosselane Giordani, que na ocasião representou o prefeito Beto Lunitti.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva, agradeceu a Itaipu Binacional pelo desafio lançado e apoio, assim como ao envolvimento de cada um dos atores dos municípios que fizeram o projeto acontecer. “São momentos como esses que vivemos que faz com que acreditemos que podemos fazer todas as transformações positivas e necessárias para melhoria da nossa sociedade. E nós, enquanto gestores temos essa missão”.
Segundo a Gerente da Divisão de Educação Ambiental na Itaipu Binacional, Silvana Vitorassi, o Encontros e Caminhos foi uma experiência única. “Criamos uma rede de vínculos. E essa experiência que nos une também nos move, e move rápido, afinal, de fevereiro, quando pensamos o projeto, a junho conseguimos realizar quase 500 ações, envolvendo mais de 84 mil pessoas diretamente e atingindo mais de 920 mil nas redes sociais”, lembrou ela.
Quem também destacou o sucesso das ações, foi o Diretor de coordenação do Meio Ambiente da Itaipu, Nelton Miguel Friedrich. “Vestimos a camisa e fomos realmente tocados por ela, tanto que mal terminamos a Expedição já tínhamos questionamentos sobre a próxima. As esperanças se renovam quando a gente realiza encontros e caminhos”, afirmou.
Durante o evento, que possibilitou a explanação de representantes dos municípios sobre a experiência, o Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, por telefone deixou uma mensagem. “Lamento não estar presente, mas gostaria de agradecer a cada um de vocês pelo grande envolvimento que tiveram com o Encontros e Caminhos. Acompanhei todas as ações por meio da internet e só tenho a agradecer o empenho da equipe da Itaipu Binacional e de cada um dos municípios parceiros. Meu grande abraço e muito obrigado”, finalizou.
Avaliação
Os representantes dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 divididos em grupos de sete pessoas cada, responderam a um questionário. A atividade apontou os pontos positivos e a sugestões de melhorias para uma próxima edição. O objetivo é que as respostas dos grupos sejam compiladas em um documento que será encaminhado aos municípios.
Representantes de Toledo
Na ocasião esteve presente a coordenadora da Expedição em Toledo e secretária de Comunicação Social, Rosselane Giordani, representando o prefeito Beto Lunitti, a secretária de Cultura, Geni Fabris, o assessor técnico da Secretaria de Cultura, Ivan Junior Peron, a coordenadora de Alfabetização e Letramento da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Silvana Martines, a coordenadora de Educação Ambiental da SMED, Luci Graciela, a gestora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Tânia Iakovacz, a coordenadora do Programa de Fitoterápicos da Secretaria de Saúde, Elenir Rudek, coordenador do Centro da Juventude do Jardim Europa, Leandro Moura, o coordenador do Projeto Florir Toledo da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família, Oséias Soares dos Santos, o técnico de som do Teatro Municipal de Toledo, Marco Aurélio Waschburguer, a assistente administrativa da Casa da Cultura, Iria Schwarzbold, a assistente administrativa da Secretaria de Comunicação Social, Marli Bombardelli e a coordenadora de Relações Públicas da Secretaria de Comunicação Social, Camila Andrade.