suzi.lira 08 de Junho de 2018 at 16:55h

Comunidade aprova renovação do contrato de transporte público urbano

A comunidade de Toledo aprovou a renovação do contrato com a empresa Viação Sorriso, responsável pelo transporte público urbano de Toledo. A aprovação ocorreu durante audiência pública realizada na noite de quinta-feira (8), no auditório da Prefeitura. Aproximadamente 300 pessoas participaram da reunião. O contrato com a empresa que encerraria no mês de setembro deste ano foi prorrogado por mais cinco anos.

 

“A audiência foi bastante produtiva e desafiadora também, tivemos vários apontamentos de sugestões da maioria e seguramente estaremos trabalhando neste contexto para que nos próximos cinco anos haja esta evolução e atenda essa expectativa da comunidade e dos usuários do sistema de transporte coletivo”, comenta o gestor da Viação Sorriso, Daniel Kopinz.

 

Durante a audiência, os moradores e vereadores apontaram sugestões de melhorias no serviço. Entre elas, a instalação e modelos de pontos de ônibus, manutenção dos locais e faixa exclusiva para ônibus na área central. A audiência pública contou com presença da vice-presidente do Observatório Social de Toledo (OST), Simone Sponholz, que também apresentou propostas para melhorar o serviço.

 

“Os pontos de ônibus são de responsabilidade do poder concedente, mas a empresa trabalha neste contexto em conjunto. Existe projeto de melhorias sim, já foi desenvolvido todo um trabalho de mapeamento dos locais para identificar as possibilidades de melhoria e, nesse contexto, no decorrer dos próximos anos os investimentos seguramente virão para esta finalidade”, explica Kopinz.

 

Atualmente 100% da frota está adequada para acessibilidade, possui sistema de monitoramento e integração temporal.  Conforme o gestor, todas as questões pontuadas serão avaliadas tecnicamente. “Temos mais cinco anos em busca de uma excelência operacional e de um bom atendimento para os usuários do sistema de transporte coletivo de Toledo. Hoje nós transportamos uma média de 15 mil passageiros por dia, são 42 ônibus sendo 30 ônibus e 12 micros ônibus”.

 

Na avaliação do secretário de Administração, Moacir Vanzzo, a audiência teve uma boa participação dos usuários do sistema. “Nós conseguimos ouvir as demandas da população que serão levadas para uma discussão mais afinada e técnica, para verificar o que vamos usar dessas ideias e sugestões para a prorrogação do contrato do transporte coletivo”.

 

Em relação às melhorias, algumas serão executadas pelo município, como a questão dos pontos de ônibus e acessibilidade, e as outras serão levadas para a empresa. “Iremos colocar isso no termo aditivo do contrato para que isso seja cumprido ao longo dos cinco anos. O compromisso da gestão é oferecer um serviço eficiente à população”, finaliza.