Toledo foi um dos municípios contemplados com tubos de concreto para obras de saneamento e drenagem. O material faz parte do Programa Estadual de Controle de Erosão e Assoreamento promovido pelo Instituto das Águas do Paraná. A ação contou com a indicação do deputado estadual José Carlos Schiavinato que assinou o convênio na manhã desta sexta-feira (24) com o prefeito Lucio de Marchi.
Ao todo, serão 656 tubos. Nesta primeira etapa, serão disponibilizados 250 com 0,80 diâmetros e 50 com 0,60. Na segunda, serão 356 tubos para a obra. De acordo com o prefeito Lucio de Marchi, os tubos com 0,60 e 0,80 diâmetros serão usados na implantação das galerias pluviais na localidade de Ouro Preto, região que apresenta problemas de erosão em função das águas das chuvas. “Em março deste ano, as Secretarias de Planejamento e Infraestrutura Rural fizeram um projeto e encaminharam para o Estado para viabilizar os tubos e já somos atendidos”,
Segundo o gestor, além de atender uma reivindicação antiga da comunidade que sofre com problemas no escoamento, o convênio deve trazer mais economia para os moradores que a princípio iriam custear a obra, e agora apenas haverá uma contrapartida. “Mais uma ação importante que teve a intervenção do deputado que tem nos auxiliado com outras ações”. A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur) será a responsável pela execução da obra estimada em R$ 63 mil.
Schiavinato explica que este é um programa implantado recentemente pelo Governo do Estado por entender a necessidade de o Estado auxiliar em assuntos que é responsabilidade do município. “O Estado tem procurado ajudar muitas cidades e conseguimos enquadrar Toledo. Normalmente os municípios maiores não recebem este tipo de recurso porque é mais direcionado aos menores pela falta de recursos da prefeitura. Mas o importante é que Toledo conseguiu pela necessidade deste serviço, principalmente por emissário de galerias pluviais, e nós vamos acompanhar essa liberação, e na sequencia se houver a necessidade de algum outro convênio estaremos olhando para município e fazer com que aconteça”.
Autor: Suzi Lira