24 de Março de 2017 at 09:47h

Corujão da Saúde vai realizar mil consultas em uma semana

Cerca de mil pacientes que aguardam por uma consulta especializada serão atendidos de 3 a 8 de abril pelo município de Toledo. Eles serão chamados através do programa Corujão da Saúde, um mutirão de atendimentos organizados pela Secretaria Municipal de Saúde para reduzir a fila de espera por consultas especializadas, que soma um total de 22 mil. Entre os pacientes que serão chamados estão alguns que aguardam por atendimento desde 2013.  O programa foi lançado nesta quinta-feira, 23, em ato na sala de reuniões, com a presença do prefeito Lucio de Marchi, do vice-prefeito João Batista Tita Furlan, do secretário de Saúde, Thiago Stefanello, e demais membros da sua equipe, vereadores, secretários e assessores municipais e imprensa.

O atendimento será de segunda a sexta-feira, a partir das 18h, e no sábado de manhã. Nesta primeira edição serão atendidos pacientes de Ortopedia, Cardiologia, Reumatologia, Cirurgia Geral, Gastroenterologia, Endocrinologia, Neurologia, Cirurgia Vascular, Dermatologia e Ultrassonografia, que já aguardavam na fila de espera. A Secretaria de Saúde já está fazendo os contatos para agendar as consultas. Ao todo serão seis etapas, incluindo as demais áreas com especialidades em fila de espera. Além do atendimento no Corujão, serão mantidas cerca de 1000 consultas semanais, conforme a rotina de atendimento hoje existente. Na área de oftalmologia já foram realizadas diversas cirurgias de cataratas, com o encaminhamento de pacientes para Campo Largo e Foz do Iguaçu, com os quais foram realizadas parcerias.

 No lançamento do projeto, o secretário municipal de Saúde, Thiago Stefanello, agradeceu o apoio dos vereadores, que aprovaram por unanimidade um remanejamento de recursos na ordem de R$ 500 mil, que serão utilizados na implantação do programa e na construção do heliponto junto à Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker. Para breve, segundo o secretário, também deverá ser lançado o programa Sorria Toledo, visando o atendimento de pacientes que igualmente aguardam na fila de espera. Ao todo, 8 mil pacientes aguardam por atendimento odontológico.

O prefeito Lucio de Marchi elogiou o trabalho realizado pela equipe da Saúde, sob o comando do secretário Stefanello, que mesmo com limitações de infraestrutura e recursos humanos, está viabilizando atendimentos, eliminando gargalos dos últimos anos, que deixaram muitas pessoas na fila de espera por atendimento. Entre os pacientes estão pessoas que aguardam desde 2013 por uma consulta especializada. Segundo o prefeito, a meta é reduzir em dois anos 70 por cento da fila de espera por consultas especializadas, além de implementar outras diversas ações que vão melhorar a saúde da população. Ele confirmou para o dia 10 de abril a retomada do atendimento no Mini-Hospital Jorge Nunes, que passa a funcionar como um pronto atendimento. No seu entorno serão implementadas outras estruturas, como a central de especialidades e o centro de fisioterapia e reabilitação. No local também será construída a nova sede da unidade básica de saúde do bairro, além de outros investimentos em reurbanização, transformando aquela região da Vila Pioneiro em um telecentro de saúde.

À Câmara, o prefeito agradeceu o apoio e ressaltou que embora o Executivo e o Legislativo sejam poderes independentes devem trabalhar de forma harmônica pelo desenvolvimento do município.

O presidente da Câmara de Vereadores, Renato Reimann, falou em nome dos demais colegas e destacou o consenso entre eles para que os recursos fossem remanejados ao município e investidos em saúde. Segundo ele, o município está seguindo no caminho certo na área de saúde, com uma equipe competente e dedicada, capaz de oferecer um atendimento de melhor qualidade à população. 

 

Texto: Eliane Cargnelutti Torres

 

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