Aproximadamente 200 crianças das Escolas Municipais Ivo Welter, Waldyr Luiz Becker, Walmir Grande e José Pedro Brum (CAIC), unidades que oferecem ensino integral, estão participando, durante esta semana, da colônia de férias promovida pelas Secretarias Municipais de Educação (Smed) e Esportes e Lazer (Smel). As atividades acontecem no Campus II da Universidade Paranaense (Unipar), parceira da ação, no período vespertino.
Estão sendo ofertadas diversas ações, entre elas brincadeiras, jogos de sala (jogo da memória, quebra-cabeça, pega varetas, dominó, entre outros), sessão de cinema, pintura e desenho. Para a quinta-feira (14), último dia, está prevista a instalação dos brinquedos infláveis dos Programa RecreAção, cama elástica e slackline.
De acordo com a diretora do Setor de Lazer e Recreação, Monica Van de Sand, a colônia de férias surgiu em uma conversa entre a direção da Smel e o coordenador do Curso de Educação Física da Unipar, professor Robson Recalcatti. “A ideia era suprir a necessidade em cumprir a carga horária da disciplina de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório dos acadêmicos do 3º e 4º anos, além de proporcionar atividades recreativas para as crianças do ensino fundamental da rede municipal de ensino”, comentou.
As atividades serão ministradas pelos acadêmicos de Educação Física da instituição e é a primeira experiência com esse tipo de evento. “É algo inédito, tanto para nós da Smel, quanto para os acadêmicos. Porém, entendemos que foi algo bastante assertivo. O período de férias é sempre uma incógnita para as famílias, pois a maioria dos pais continuam trabalhando normalmente e precisam de uma alternativa para os filhos”.
Para facilitar o acesso, a Smed disponibilizou ônibus e as crianças foram acompanhadas por professores da Smel. A preferência para participação foram de estudantes do ensino integral da rede municipal e as vagas remanescentes foram preenchidas por alunos das Escolas Municipais Amélio Dal Bosco e Borges de Medeiros. “Essa decisão foi tomada por essas duas unidades serem próximas da Unipar”, concluiu Mônica.