10 de Março de 2016 at 17:49h

Cufa organiza o “Mulheres de Luta” no CEU das Artes de Toledo

A Central Única de Favelas (Cufa) realiza em Toledo no próximo domingo (13) o evento “Mulheres de Luta”. A atividade acontece nas estruturas do Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU das Artes) e irá homenagear mulheres que são destaque dentro de suas comunidades. A ação é desenvolvida em parceria com as secretarias de Política para Mulheres, Cultura, Esportes, Educação e Comunicação.

O evento faz parte das comemorações do mês da mulher e as atividades começam a partir das 14h. Segundo o coordenador da Cufa de Toledo, Isaac Souza de Jesus, serão oferecidas oficinas sobre direitos das mulheres, oficina de turbante, maquiagem, pintura facial/corporal, oficina de grafite para explorar de forma artística sobre esses direitos da mulher.

“Além da homenagem que queremos fazer a essas guerreiras que não são nomes conhecidos, porém tem uma história dentro da comunidade em que vivem, também queremos levar o conhecimento sobre direitos que elas têm como mulheres. Vamos proporcionar momentos diferentes de lazer e descontração durante o encontro”, explicou Isaac.

Ele disse que outro objetivo é levar as pessoas para ocupar os espaços públicos existentes, nesse caso, o CEU das Artes. “Em Toledo temos uma situação diferenciada para a Central Única das Favelas. Aqui existem vários aparelhos públicos com boa qualidade e que funcionam bem, mas mesmo assim muitas pessoas da comunidade não entendem que eles podem ocupar esses espaços, como mulher, como trabalhador, como adultos e membros dessa comunidade”, comentou o coordenador da Cufa.

Para a coordenadora do CEU das Artes, Magda Ritter, a expectativa para o evento é grande, uma vez que tem como objetivo ressaltar mulheres anônimas. “Esperamos muitas mulheres na ocasião, estamos nos preparando para dar alegria, beleza e principalmente consciência do potencial dessas mulheres. Além de alertar as mulheres sobre a importância de denunciar a violência”, alertou Magda.

Durante o evento Mulheres de Luta os grupos Tolebreak, 5ª Essência e Urban Star irão se unir pela primeira vez para montar oficinas de danças para mulheres. O fechamento das atividades deve acontecer com apresentações musicais dos artistas Silvano Correa e Kayla Patrícia.