O 3º Levantamento de Índice Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) apontou um índice geral de infestação de 1,2% das localidades vistoriadas em Toledo, sendo que o máximo permitido pelo Ministério da Saúde é de 1%. Essa foi a melhor média do ano no município, porém, em algumas regiões o índice continua preocupante. No primeiro LIRAa do ano, realizado em janeiro, o índice foi de 3,2%. Já o segundo, realizado em abril, baixou levemente para 3%.
O resultado já era esperado pelo Departamento de Vigilância do município, em virtude da chegada do frio e dos trabalhos de prevenção desenvolvidos pelos agentes de endemias. Porém, mesmo com a estabilização da infestação na maior parte da cidade, muitas localidades apresentam índices bem acima dos permitidos pelo Ministério da Saúde.
No Jardim Paulista a infestação predial foi de 9,3% dos imóveis visitados. Já na Tancredo foi de 7,7%, no São Peregrino 7,1% e no América II 6,6%. Ao todo, foram visitados 2.077 imóveis entre 21 e 23 de maio.
O coordenador do Setor de Combate às Endemias, Selídio José Schmitt, informou que com a contratação de novos agentes de endemias foi possível realizar o levantamento de forma mais ágil. Ele também disse que as equipes já intensificaram os trabalhos de prevenção fazendo novas visitas nas localidades mais críticas.
Confira o índice de infestação predial do seu bairro e cuide do seu quintal:
Independência 5,8%
Vila Becker 5,5%
Operária 5,4%
Tocantins 4,3%
Pinheirinho 3,4%
América I 2,7%
Rossoni 2,7%
Panambi 2,2%
Esplanada 1,9%
Croma 1,5%
Concórdia 1,5%