O desfile cívico de Novo Sarandi, tradicional no distrito de Toledo, foi realizado no último domingo (10), com o tema “Uma viagem fascinante pela literatura brasileira”. O desfile reuniu aproximadamente duas mil pessoas entre público e participantes. Depois foi servido um churrasco e saladas no ginásio da Escola Municipal Orlando Luiz Basei.
A fanfarra das Escolas de Novo Sarandi, que no ano que vem comemora 50 anos de existência, conta com a participação de 60 integrantes e 24 balizas. As crianças das escolas desfilaram com personagens das histórias e fábulas brasileiras. “Estavam todas muito contentes vestidas de Saci-Pererê, de Narizinho e de Emilia, baseadas no clássico de Monteiro Lobato, o Sitio do Pica-Pau Amarelo. O desfile é sempre uma emoção a parte, mas o tema desse ano foi especial, pois envolveu a literatura e isso é cativante tanto para as crianças, quanto para os mais velhos” comentou a diretora da Escola Municipal Orlando Luiz Basei, Cristiane Giacomini.
Ao todo 256 estudantes da rede municipal desfilaram e outras 230 da rede estadual, além das crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil Pequeno Polegar (Novo Sarandi) e Fani Matilde Bilibio (Vila Nova). A comunidade também abraçou a proposta do desfile e contribuiu na sua realização.
Texto: Anny Silva