Nesta sexta-feira (19) foi um dia todo voltado para enaltecer o protagonismo do profissional de educação no município de Toledo. A realização da 1ª edição do programa Diga Professor - Diálogo Integrado Gerando Avanços na Educação reuniu aproximadamente 1200 pessoas, entre professores e agentes de educação, divididos em seis Escolas Municipais. Os educadores participaram da ação que teve como objetivo principal a discussão do diálogo entre todos os agentes envolvidos no processo educacional.
Na ocasião, participaram profissionais de pesquisa, da formação docente, e os professores que compõem a estrutura da educação de Toledo. O foco desenvolvido durante as práticas foi voltado à integração destes agentes de educação. O evento foi divido em duas etapas.
No período da manhã, os professores receberam em um formato de palestra assuntos específicos e pertinentes como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que foi discutido na Escola Municipal Borges de Medeiros. Já na parte da tarde, os participantes foram divididos em salas para participar das atividades inscritas para o programa. Em cada local uma roda de conversa foi realizada para sintetizar às ações relatadas durante o dia.
Ao todo, foram 86 comunicações inscritas, trabalhos produzidos, por mais de um professor. Uma das participantes, a Diretora da Escola Carlos João Treis, Tania Almeida Prado, informou que foram cinco trabalhos apresentados. Ela ressaltou que esta é uma ação de grande importância, sendo uma oportunidade para os professores compartilhar seus conhecimentos.
“Esse momento é importante para destacar a grande jornada que fazemos, e agora colocando o professor como protagonista, mostrando sua importância na sala de aula, compartilhando nosso conhecimento para as pessoas percebam que elas fazem a diferença, que a mudança não vem de fora”, destacou Tania.
A coordenadora do curso de Letras-Libras da FAG Campus Toledo e Vereadora, Janice Salvador, falou sobre o BNCC na Escola Borges de Medeiros e avaliou essa ação como positiva. “Os espaços de discussão com os professores são absolutamente necessários. Esses profissionais são os principais no processo de ensino, juntamente com as crianças. É preciso que haja investimento no professor e mais do que isso, que ele tenha espaço para discutir e também aperfeiçoar suas concepções, levando ao aperfeiçoamento das sua práticas, e uma aprendizagem maior por parte dos alunos”, salientou.
Como foi o evento
A programação foi bem diversificada. Os profissionais se dividiram em seis Grupos de Trabalhos (GTs). Esses grupos foram separados em escolas. Sendo elas a Escola Municipal Carlos Friedrich, que reuniram os professores da educação Infantil Berçário I e II. Na Escola Ari Arcassio Gossler ficaram os professores da educação Infantil Maternal I e II.
Na Escola Municipal Arsênio Heiss os professores da educação Infantil Pré I e II, a Shirley Lorandi Saurin recebeu os docentes da educação física, artes, diversidade e educação ambiental. A Escola Henrique Brod teve o Ciclo de Alfabetização e a Dr. Borges de Medeiros, professores de 4º e 5º anos.
Segundo a Secretaria de Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, essa é uma proposta diferenciada no processo de formação continuada da rede municipal de ensino de Toledo. “Essa ação o professor é colocado como o protagonista de todo processo de formação continuada, e hoje também nós estamos com essa atividade, coroando todo o processo de 2018, tivemos no decorrer do ano letivo vários momentos que foram discutidas as diferentes temáticas”.
A Professora Marta Kurek, informou que às práticas discutidas foi muito boa. Ela esteve presente durante a apresentação dos conceitos da BNCC e avaliou como algo muito importante na aprendizagem. “Esse é um momento que traz novas ideias para melhorar as escolas, questões importantes, como a inclusão, democratização da escola e a permanência das crianças na escola, onde queremos chegar com essa educação”, finalizou.
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