11 de Setembro de 2014 at 18:43h

Direitos e deveres do pedestre serão focos na Semana do Trânsito em Toledo

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu o tema “Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre” para a Semana Nacional de Trânsito de 2014. Prevista na Lei 9.503/97 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional de Trânsito é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida" focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Em Toledo, o Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans) desenvolverá uma série de atividades educativas alusivas à data. Serão realizadas palestras em empresas, blitz educativas, orientações para condutores e pedestres, e no dia 18 de setembro será realizado o 1º Fórum Municipal de Trânsito com o tema “O Trânsito Municipalizado”. A Semana deve ter uma abrangência nacional e mostrar a mudança de postura de toda a sociedade no esforço para a redução de acidentes.

Segundo o Contran, a proposta de abordagem é audaciosa e pretende ampliar o conceito de segurança dos mais vulneráveis. A escolha do tema, por sugestão da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania do Contran, faz alusão à necessidade de um amplo debate sobre a legislação que contemplam questões essenciais para a mobilidade urbana sustentável, segura e acessível, priorizando a circulação dos pedestres em face da estrutura viária historicamente voltada à circulação de veículos automotores.

O diretor de Trânsito de Toledo, Fabiano de Paula Leite Faria, disse que “o Contran quis deixar subentendido na proposta deste ano, para que os municípios trabalhem os direitos e deveres do pedestre no trânsito. O Código de Trânsito trás um capítulo exclusivo do cidadão e do pedestre, que trata dos seus direitos e deveres. Não é simplesmente achar que porque é o mais frágil todos precisam parar para ele”, alerta Faria. Ele lembra que muitos pedestres atravessam longe da faixa, circulam nas ruas e não nos passeios e desta forma colocam suas vidas em risco, além de aumentar o risco de acidentes nas vias.

Imprudência

Fabiano diz que ainda existe muita imprudência no trânsito, não só por parte dos condutores, mas também dos pedestres. Segundo sua percepção, aos poucos, de forma bem gradativa está ocorrendo uma mudança de comportamento de forma positiva. Ele atribui em partes às alterações que foram realizadas no trânsito conduzindo as pessoas a mudarem os seus hábitos e forma de dirigirem e às orientações que são dadas corriqueiramente pelos guardas que atuam no trânsito. “Aos poucos as pessoas passam a ter um respeito maior nas vias públicas e faixas de pedestres, algo que era totalmente ignorado antes”, comenta Faria.

Blitz educativas para pedestres e condutores

Durante a Semana de Trânsito serão escolhidos pontos de grande circulação de pedestres para a realização de blitz educativas. “Realizaremos blitz próximo a empresas que concentram uma grande circulação de pessoas, como em frente à BRF, e em algumas vias mais movimentadas da cidade para divulgar a Semana Nacional do Trânsito e realizar uma orientação tanto para o motorista, quanto para o pedestre”, relata.

Palestras Educativas

Outra ação durante a Semana do Trânsito é a promoção de palestras educativas, a maioria delas por solicitação de empresas da cidade. Segundo o diretor de Trânsito, o direcionamento das falas depende da faixa etária do público a ser atendido. Para adolescentes trabalham a questão da cidadania, trafegabilidade e respeito mútuo entre as partes. Já para os adultos o foco é mais relacionado a imprudências, infrações de trânsito e métodos corretos de direção. “Sempre procuramos mostrar quais são as atitudes corretas que devemos praticar para evitar imprudências e acidentes de trânsito”, explica.

1º Fórum Municipal de Trânsito

No dia 18 de setembro a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito promoverá o 1º Fórum Municipal de Trânsito. O evento acontecerá no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura de Toledo, a partir das 18h30 e é aberto para toda a comunidade. As empresas e entidades que trabalham com o trânsito, como auto-escolas estão convidadas para o evento. O objetivo é trabalhar temas como prevenção, educação e engenharia de trânsito. Não haverá taxa de inscrição, mas é necessário confirmar presença pelo telefone (45) 3378-8500 com Rafael ou Heider.

Entre os assuntos tratados estão à estrutura e funcionamento do departamento de trânsito; os desafios enfrentados para um trânsito seguro com enfoque na educação para o trânsito, engenharia de tráfego e fiscalização de trânsito; atuação da Polícia Militar no trânsito municipalizado; e a contribuição da Polícia Rodoviária Federal com o trânsito municipalizado.