Nesta terça-feira (03) aconteceu no Centro Cultural Ondy Niederauer o segundo e último dia de atividades do III Fórum Municipal da Diversidade, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Na ocasião foram discutidos os temas sobre os povos tradicionais da América e a diversidade religiosa e laicidade do estado.
Para abordar os assuntos foram convidados a professora e mestre da Unioeste, Jaqueline Parmegiani, e o professor doutor da Unila, Mario Ramão Villalva. Os dois trataram sobre as políticas de inclusão aos povos tradicionais da América Latina. “Foram trabalhados a problemática sobre o índio contemporâneo e o olhar que a sociedade tem sobre ele. Também foi falado sobre os índios na América, nas fronteiras e no Oeste do Paraná”, afirmou o coordenador de História da SMED e um dos organizadores do Fórum, Leandro Crestani.
No período da tarde, o professor e mestre Jomah Rabah e professor e religioso lassalista Irmão José Ribamar destacaram as questões relacionadas ao ensino religioso nos espaços públicos e a laicidade. “É uma fator de resgatar as origens sobre o estado laico e quais as condições de possibilidade para que essa luta se materialize socialmente”, relatou o professor mestre, Jomah Rabah.
O lassalista, Irmão José Ribamar, ressaltou a importância de se discutir a diversidade no mundo atual. “É algo primordial. Atualmente, o mundo tem recorrido ao renascimento do sagrado. Muitos dizem que a fé está em crise, mas eu penso que a fé em crise é a fé institucional, a fé como fenômeno. As pessoas têm buscado se agarrar neste elemento cada vez mais, embora do seu jeito”, frisou.
A secretária da SMED, Tania Elisete de Grandi, avaliou a realização do Fórum como positiva. “O evento estabeleceu elementos importantes para a educação em etnia, religião e povos indígenas para que os professores possam compreender melhor essas temáticas através de contexto histórico e legislativo. Ao retornar para a escola, a equipe vai trabalhar esta experiência de reflexão e transpor para uma prática pedagógica mais qualificada”, fomentou.
O prefeito Beto Lunitti contou que é necessário discutir à diversidade em todas as suas vertentes. “Tudo que perpassa a educação vem de leis, normas e diretrizes baseadas em pensamentos de estudiosos que se debruçaram pensando em construir uma educação representativa e que envolva os diferentes elementos da sociedade”, finalizou.