19 de Setembro de 2014 at 17:29h

Fórum Municipal de Trânsito integra instituições

Semana Nacional de Trânsito começa com “pé direito” em Toledo. Com o tema “O Trânsito Municipalizado”, foi realizado na noite desta quinta-feira (18) o 1º Fórum de Trânsito de Toledo. O evento promovido pela Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) proporcionou a integração de várias instituições que desenvolvem ações voltadas à educação no trânsito. Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, além de escolas de formação de condutores e público em geral estiveram presentes no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura.

Nos painéis apresentados foi reforçada a necessidade de conscientização de todos os envolvidos no trânsito. Vídeos educativos lembrando pedestres e condutores sobre os itens de segurança e atenção nas vias foram compartilhados. Na ocasião também foi desmistificado a hipótese de que o poder público é responsável em produzir a “indústria da multa” como forma de prejuízo à população.

O Secretário de Segurança e Trânsito, João Luiz Raimundo Nogueira, enfatizou que a Semana Nacional do Trânsito deste ano está com as atenções voltadas ao pedestre. “Precisamos ter um cuidado e uma atenção especial com o pedestre. Esse fórum proporcionou um debate muito qualitativo e envolveu as experiências de vários departamentos e polícias no que diz respeito às ações de prevenção no trânsito. Foi uma boa oportunidade para estreitarmos os laços com essas instituições e autoridades de trânsito e com certeza melhoramos essa parceria”, frisou.

O Policial Rodoviário Federal, Jorge Lúcio dos Santos Coelho, disse que essa oportunidade de se trabalhar em conjunto não é comum. “Mais de 40 mil pessoas morrem no trânsito todo ano. É muito triste chegar no local de um acidente com vítima e você juntar um telefone celular tocando no chão e ver na tela ‘amor’, ‘pai’ ou ‘mãe’. O cidadão só lembra que é necessário por o cinto quando vê o guarda, mas eu não vou estar lá quando você sofrer um acidente para lembrar que é preciso colocar o cinto de segurança”, argumentou o policial.

Ele destacou a importância de se dar o exemplo em todas as ações do trânsito, do maior para o menor. “Todos nós somos pedestres. Condutores, alguns. Nós sempre vamos estar no trânsito, por isso é necessário investir na conscientização sempre”.

 

Indústria da Multa

 

Durante o mês de agosto foram aplicadas 3.159 multas de trânsito, sendo 1.069 somente pelos agentes de trânsito, as demais foram de dispositivos eletrônicos. Nesse mesmo período o agente de trânsito de Toledo Rafael Rodrigo Fonseca observou as infrações de trânsito cometidas por condutores em 12 cruzamentos da cidade. Ao todo, foram 330 minutos de observação em ruas com grande e com pouco fluxo de veículos. Foram cometidas 938 infrações nesse período. Uma média de 2,842 por minuto.

“Se considerarmos que meio dia tem 720 minutos, então em apenas um dia seriam aplicadas 2046 infrações de trânsito. O que muitas pessoas não entendem é que a matéria prima da ‘indústria da multa’ é o infrator. E essa matéria prima nós temos em abundância. O condutor pratica a infração e sempre tem uma desculpa pronta. Na maioria dos casos ele procura transferir a responsabilidade do seu erro para o agente de trânsito, como se este fosse culpado caso cumpra sua função”, explanou o agente.

No painel apresentado por Rodrigo, ele cita que os princípios norteadores do agente de trânsito são a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. “Não podemos ser omissos, nossa função é salvar vidas e não ‘fabricar multas’. A educação no trânsito é fundamental e necessária”, frisa.

As autoridades presentes destacaram a importância das ações e a necessidade de outros fóruns serem realizados. As informações também foram bem recebidas pela comunidade. Na avaliação de Oséas Nougueira, proprietário de uma auto-escola em Toledo o evento “foi excelente. É preciso acontecer mais vezes. Nós vamos levar essas experiências junto a nossas empresas e melhorar a formação de nossos condutores”, prometeu Óseas.

Segundo o Secretário João Nogueira esse foi apenas o primeiro de vários fóruns que serão realizados. As atividades da Semana Nacional do Trânsito seguem até o próximo dia 25 com a realização de blitzes educativas.