A leitura é base de formação de todo bom cidadão, e para fomentar essa prática nesta quinta-feira (08) mais quatro geladeiras foram distribuídas em espaços públicos do município. O projeto Geladeiras Literárias tem o objetivo de movimentar a leitura local. A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Cultura com a Universidade Tecnológica federal do Paraná (UTFPR) junto a Secretaria de Juventude e o grafiteiro Isaac Souza de Jesus.
A ideia do empréstimo rotativo de livros facilita a leitura e faz com que as pessoas não precisem ir até a biblioteca e possam realizar a leitura em qualquer ambiente. A leitura em mãos colabora também o acesso para quem não pode adquirir alguns dos variados exemplares disponíveis nessas geladeiras da literatura.
Até dezembro poderão ser produzidas mais duas geladeiras para o projeto. Em 2018, duas foram colocadas na Casa da Cultura e na Unidade Pronto Atendimento (UPA). As outras quatro foram entregues na UBS do Jardim Europa, UBS do Santa Clara IV, CJU do Jardim Coopagro e no Colégio Estadual Vereador José Pedro Brum (CAIC).
A descentralização da Cultura auxilia no incentivo ao gosto pela literatura, a união das instituições colaborou para que o projeto fosse desenvolvido, desde a doação das geladeiras, indicação dos pontos em relação a demanda e fluxo até a pintura delas no curso de grafitagem. Os livros disponibilizados foram possíveis através do convênio com os alunos da UTFPR.
“Este projeto vai além da cultura, ele leva possibilidades de conhecimento que só a leitura pode transmitir. Essa descentralização no município trará vantagens futuras na vida desses leitores, são ações como essas que colaboram na formação cidadã dos toledanos”, afirma o secretário da Secretaria de Cultura Odemilson Elias dos Santos.