comunicacao.fabio 18 de Junho de 2018 at 11:09h

Guarda Municipal alinha Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Com o lançamento da campanha Too Fazendo a minha parte na última terça-feira (12) no Teatro Municipal de Toledo, várias Secretarias e setores da Administração estão identificando de que forma as ações realizadas pelo município atendem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Prefeitura assinou o Termo de Adesão ao Movimento Nacional Nós Podemos e uma parceria com a Itaipu Binacional, assumindo o compromisso de estimular ações nesse sentido.

 

Uma das Secretarias que participou do evento para o início da campanha de alinhamento foi a Secretaria de Segurança e Trânsito. Na tarde desta quinta-feira, o Coordenador de Educação para o Trânsito, Rafael Fonseca, divulgou algumas das ações e programas desenvolvidos pela Guarda Municipal que atendem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

O Projeto Vida no Trânsito (PVT), que a partir da criação da Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção de Acidentes e Segurança no Trânsito pretende, como uma de suas primeiras ações, unificar os dados de cada instituição relacionadas aos acidentes de trânsito de Toledo e suas vítimas, atende o objetivo 3, Saúde e Bem Estar.

 

Já o EducaTrânsito e a construção da minicidade de trânsito atendem o objetivo 4, educação de qualidade. As ações desenvolvidas pela Patrulha Maria da Penha contribuem com o alcance das metas do objetivo 5, igualdade de gênero.

 

“Na verdade o PVT e a Patrulha Maria da Penha, juntos contribuem também com o ODS 16, que trata da paz, justiça e instituições eficazes e do objetivo 17, parcerias e meios de implementação, já que as ações acontecem juntamente com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal, com o SUS, universidades, outras secretarias e vários outros parceiros”, salientou Fonseca.

 

O GM disse ainda que vários outros projetos e ações em andamento estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Prefeitura pretende ainda este ano alinhar todas as suas ações aos ODSs. Para isso criou o Núcleo ODS Toledo. No próximo dia 20 de julho acontecerá uma reunião aberta, onde as instituições, tanto públicas, quanto privadas poderão participar e construir agendas em comum.