Com o objetivo de estimular os hábitos saudáveis e o cuidado com a saúde do coração, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), através do Setor Idoso em Movimento, realizou nesta quarta-feira (14), a II Caminhada Coração de Ouro. A ação aconteceu no Parque dos Pioneiros, onde os idosos também puderam aferir a pressão e fazer exames de glicemia (HGT) com os estagiários do Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Dario Velozzo. Participaram da ação aproximadamente 100 idosos.
No fim da atividade, os participantes tiveram uma mesa de frutas e sucos, plantas medicinais fornecidas pela Secretaria da Saúde, além de distribuição de brindes oferecidos pela patrocinadora do programa, Gowdy Colchões e Gowdy Fitness. “A intenção é incentivar a prática da atividade física, especialmente para o idoso, pois quando fazemos exercícios regularmente o coração trabalha com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão”, explicou a responsável pelo Setor Idoso em Movimento, Márcia Franciele Spies.
O aposentado Ítalo Cavali, 70 anos, participou da II Caminhada Coração de Ouro e afirmou que realiza atividades físicas com a equipe da Secretaria de Esportes pelo menos três vezes por semana. “Já tive início de infarto e depois disso sempre participo das atividades. Aqueles que frequentam e fazem a ginástica sempre, antes reclamavam de dor e agora não sentem mais. A maior dificuldade é começar a fazer. A maioria quer ficar em casa, na boa, mas eles não têm a mesma disposição que a gente que continua se movimentando”, contou.
Segundo relatos dele, a enfermeira responsável pelos exames durante a caminhada disse que de todos que passaram pelo exame, só dois estavam com a pressão acima do recomendado.