Aprender a Empreender. Esse foi o tema do curso realizado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, em parceria com a Secretaria da Juventude de Toledo. Vários jovens do Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel, do Jardim Coopagro, (CJU/Coopagro) puderam aprender através de diversas atividades práticas sobre empreendedorismo. Após sete encontros, o encerramento da atividade ocorreu nesta terça-feira (14).
A professora e orientadora de aprendizagem da Sala do Empreendedor, Karoline Hoffmann, destacou que o programa, desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae-PR), ofereceu aos jovens a empreender e administrar empresas. “Durante as aulas foram trabalhados temas como gestão financeira, planejamento, viabilidade de risco, estratégias de marketing, entre outros”.
Karoline acrescentou que a capacitação aconteceu uma vez por semana mostrou aos jovens uma visão empreendedora. “O curso traz uma aproximação do mercado de trabalho para a realidade desses alunos, já que eles estão em uma idade de transição onde possuem dúvidas sobre qual profissão seguir. Nosso objetivo não é fomentar somente as atividades financeiras nesses jovens, mas também em outros quesitos como as próprias escolhas que eles terão que fazer daqui para frente e que vão nortear o futuro de cada um”.
Entre uma atividade e outra, através de dinâmicas, interação e desenvolvimento do pensamento crítico empreendedor, os alunos vão tirando suas dúvidas e até mesmo sonhado com o próprio negócio no futuro. Esse é o caso da aluna, Khiara Aguerre Rovira, de 18 anos, que participou do curso. “Eu já tinha algumas idéias e por meio do curso consegui visualizar algo no futuro para montar meu próprio negócio. As orientações que recebi aqui, com toda certeza, irão me ajudar a tirar as idéias do papel e torná-las realidade”, concluiu.
