11 de Novembro de 2016 at 17:57h

Médicos da Secretaria de Saúde participam de formação sobre sífilis

Mais um encontro do ‘Projeto de Formação Médica Continuada e Permanente’ foi realizado no Auditório Acary de Oliveira nesta sexta-feira (11). A reunião que tem por objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais médicos do município e acontece uma vez ao mês reunindo aproximadamente 35 médicos. Desta vez o tema era sífilis, doença que está em epidemia no Brasil. Participaram pediatras, ginecologistas, obstetras, médicos da família e clínicos geral.

Estes profissionais vivenciam situações nos atendimentos diários. Segundo a médica coordenadora do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná em Toledo, Cristina Rodrigues, o tratamento da sífilis é fácil e o maior problema é o diagnóstico. “A doença tem tido um grande número de casos em todo o país. Temos que orientar os profissionais da saúde, em especial os médicos sobre como reconhecer a doença e como tratá-la”, destacou.

De acordo com o secretario de Saúde, o médico da família Fernando Pedrotti, a capacitação dos médicos é uma forma de gerar a integração entre a categoria e abrir espaço para a exposição de ideias. “Não é só um repasse de conhecimento, existe uma discussão do ponto de vista das condutas e do que deve ser feito diante de cada situação, de cada suspeita, de cada doença”, disse.