Cerca de 100 atendimentos por dia estão sendo realizados no Pronto Atendimento Jorge Nunes, o antigo mini-hospital, na Vila Pioneiro, desde a sua reabertura, no dia 11 de abril. O volume de pacientes está acima do esperado para o início dos trabalhos, mas ainda assim a equipe está dando conta do atendimento, segundo avaliou a diretora do Pronto Atendimento, Denise Franz. Ela explica que o período é atípico, com dois feriados prolongados no intervalo de 15 dias, mas ainda assim é possível fazer uma avaliação da importância deste serviço no bairro, considerando o grande número de usuários. “Esperávamos uma clientela expressiva, mas não já nos primeiros dias. A equipe não teve sequer tempo de se adaptar e estamos adequando conforme a necessidade ”, explicou ela.
Para garantir o atendimento 24 horas são mantidas três equipes completas e em alguns dias e períodos, dependendo da demanda, a estrutura de pessoal é reforçada com mais um médico. O número de leitos também teve que ser ampliado em alguns momentos para atender a demanda. A capacidade era para 16 leitos, mas o Mini-Hospital teve que readequar a estrutura para atender a demanda. “Chegamos a ter 30 pessoas internadas em um mesmo dia”, informou Denise. De atendimentos, nos primeiros 15 dias de funcionamento, em apenas um dia, foi registrado menos de 100 pacientes. O máximo foi de 183 pacientes atendidos em 24 horas.
Referenciado pelo Samu para acidentes de nível I, que são os menos graves, o Pronto Atendimento da Vila Pioneiro tem um fluxo grande de casos nesta área. Cerca de 80 por cento dos acidentes registrados em Toledo são de nível I e encaminhados para o antigo mini-hospital. Em um dos dias, conta Denise, em 27 minutos, foram atendidos 5 acidentados desta classificação. Os casos mais graves são encaminhados diretamente para a Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker, assim como todos os pacientes pediátricos. O município aguarda a homologação do último concurso e a readequação do limite prudencial, para nova contratação de pediatras, atendendo a demanda do Pronto Atendimento da Vila Pioneiro e outras unidades básicas de saúde.
Com a reabertura do Mini, comenta a diretora da Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker, caiu em cerca de 30 por cento o número de atendimentos de pacientes adultos no local. “Houve uma divisão do atendimento, o que já era esperado”, informou ela, ressaltando que isso garante uma melhoria na qualidade dos serviços, com redução do estresse entre os funcionários, pelo grande número de atendimento, e diminuição do tempo de espera dos pacientes. Ela avalia, no entanto, que a diminuição deverá realmente ocorrer com o aumento do atendimento básico nas unidades de saúde e com a compreensão da população de que as UPAs são para atendimentos de urgência e emergência.
“Nossa expectativa é de que a redução em torno de 30 por cento se consolide, com a divisão do atendimento dos pacientes, por localização geográfica”. A UPA da Vila Becker, além dos moradores da região, também atende de municípios vizinhos, que fazem parte do projeto.
Texto: Eliane Cargnelutti Torres