Já está adiantada a primeira fase das obras do novo prédio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito de Toledo (SMST), que, a partir de 2015, funcionará dentro do Parque Urbano Frei Alceu, onde antigamente funcionava o Kartódromo do município. Os investimentos foram divididos em duas etapas, a primeira compreende a parte estrutural e a segunda envolve todo o acabamento necessário para a conclusão e entrega do empreendimento. Com a mudança, a Secretaria contará com um espaço de 696m², uma área bem superior aos 118,66m² de onde está instalada hoje.
Segundo o secretário interino da SMST, Fabiano Faria, para a licitação da parte estrutural incluindo vigas, laje, pilares e cobertura serão investidos R$ 127.592,09. “Os valores são para ampliar a estrutura já existente com a construção de outro bloco ao lado. O prédio a ser construído prevê uma área de 373m², para complementar o bloco já existente, de 323m²”, diz Faria.
O supervisor de produção da Metalúrgica Dantol, empresa responsável pelas obras da primeira etapa, Francisco Dantas, conta que a parte bruta já foi realizada, faltando agora colocar a laje e os pré-moldados. “Tivemos alguns imprevistos por conta do tipo de solo do local, até uma bomba tivemos que locar pra retirar o excesso de água. Solicitamos mais 60 dias de aditivo para concluir os trabalhos, mas a perspectiva é de concluir em aproximadamente uns 20 dias úteis”, avaliou.
Em função do orçamento disponível, a Secretaria optou por dividir os investimentos no prédio por etapas. “Nós estamos executando as obras com orçamento próprio da Secretaria, portanto primeiro vamos concluir a parte estrutural. Com a finalização da estrutura, vamos dar andamento na licitação da segunda etapa, que contempla toda a parte de acabamento. A previsão de mudança da Secretaria de Segurança e Trânsito para o local é para o primeiro semestre de 2015”, estima Faria. Estima-se um investimento na ordem de R$ 400 mil para a fase final da obra.
Para o secretário as novas instalações possibilitarão mais conforto no atendimento ao público, principalmente na área administrativa onde são solicitados recursos referentes às multas de trânsito. Além de atender a demanda de toda a parte estrutural da Guarda Municipal. Com isso, a Segurança Pública do Município passa a ter um prédio exclusivo. Os espaços que serviam como boxes para os karts serão utilizados como garagem das viaturas, para almoxarifado e para outras demandas da Guarda Municipal. Já o prédio onde funciona hoje a SMST como é de propriedade do município, depois da mudança deve ser utilizado para outros fins.
Faria lembra que “hoje a estrutura é pequena pela quantidade de serviços prestados pela Secretaria. Esse novo espaço vai possibilitar um atendimento melhor ao público, procedimentos de trabalho mais adequados, poderemos montar uma central de videomonitoramento mais adequada, tendo em vista que hoje a nossa sede não comporta um espaço apropriado para a quantidade de equipamentos previstos para a implantação dessa atividade”.
A instalação da nova sede não vai impedir que a população continue usufruindo do espaço. “Ao contrário, vamos contribuir para a manutenção do espaço e teremos a movimentações constantes no local evitando a ação de vândalos”, salientou Faria. A localização também é outro ponto destacado pelo secretário interino. “É uma região com acesso rápido a duas avenidas – José João Muraro e Parigot de Souza – e com espaço para realizarmos a manutenção de viaturas. Vai contribuir com nossa logística”, concluiu.
A nova sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito também vai contar com espaços específicos para o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) e para a Defesa Civil.
Cidades Digitais
A Central de Videomonitoramento está sendo viabilizada pelo Projeto do Ministério das Comunicações intitulado “Cidades Digitais” que tem como objetivo modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Em Toledo estão finalizando a instalação dos cabos de fibra óptica, a licitação para a aquisição das câmeras de segurança está prevista para final de 2014 e a instalação deve acontecer no início do ano.