As obras da unidade de saúde do Panorama II, que vai contar com três equipes do programa Estratégia Saúde da Família para atendimento dos moradores do bairro, estão quase prontas. Os detalhes finais de pintura e acabamento estão sendo concluídos por uma equipe da Emdur, que assumiu a obra, depois que a empresa licitada abandou a construção. A obra foi vistoriada nesta sexta-feira, 6, pelo prefeito Lucio de Marchi, o vice-prefeito João Batista Tita Furlan, o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, e demais integrantes da equipe, além do superintendente da Emdur, Rodrigo Sales, e demais diretores.
A nova unidade tem uma área total construída de 540 metros quadrados e capacidade para abrigar três equipes de saúde da família. Além da conclusão da área física, a Emdur deverá implantar um sistema de drenagem das águas pluviais. Construída em um nível muito próximo ao solo, o imóvel corre risco de alagamento, nos dias de chuva. “Já estamos revendo os projetos e vamos implantar um sistema que garanta a drenagem das águas pluviais”, esclareceu Rodrigo.
A abertura da unidade, conforme o secretário municipal de Saúde, dependerá da conclusão da obra física e do equilíbrio das finanças, adequando ao limite prudencial. Para a formação da nova equipe será necessária a contratação de novos funcionários, o que deverá ser feito de forma gradativa e avaliando as despesas e receitas do município. Inicialmente a unidade funcionará com uma equipe, ampliando posteriormente o atendimento.
Do Panorama, a comitiva seguiu para a unidade de saúde do São Francisco, referência no atendimento à saúde da família. A unidade recebeu em dezembro o selo bronze do governo do estado, uma classificação conferida às unidades, conforme a qualidade do atendimento à população. Lucio e Tita receberam sugestões de usuários para melhorar a qualidade do atendimento e também conversaram com os funcionários que atuam no local. Segundo o prefeito, nestes primeiros dias ele e a sua equipe estão fazendo um diagnóstico de cada setor para a definição das metas e ações para os próximos 100 dias.
Ele reforçou, no entanto, o compromisso da administração municipal em investir em saúde e a retomada do atendimento 24 horas no antigo mini-hospital, na Vila Pioneiro, transformado em unidade básica de saúde, desde a abertura da UPA da Vila Becker. Os projetos para a retomada do atendimento já estão sendo encaminhados. Uma equipe do planejamento está fazendo os projetos arquitetônico e complementares, adequando o espaço físico às novas necessidades.
O mini-hospital vai voltar a funcionar como uma unidade de pronto atendimento, garantiu Lucio, funcionando 24 horas, com a realização de consultas, manutenção de leitos de observação entre outros procedimentos. A retomada do mini-hospital, acredita Lucio, além de facilitar o atendimento em saúde no bairro, vai desafogar o atendimento na UPA, dividindo os serviços menor e maior complexidade.
Habilitação
No final do ano passado, a Unidade de Pronto Atendimento da Vila Becker foi habilitada junto ao Ministério da Saúde, o que implicará no aumento do repasse mensal de recursos para o custeio das despesas. O volume passa de R$ 175 mil para R$ 300 mil mensais, informou o secretário de Saúde, o que deverá dar mais fôlego financeiro à administração, incluindo também o aumento de receitas, que influi na definição do limite prudencial.