Ocorreu na terça-feira (29) mais um encontro do ciclo de reuniões do Orçamento Participativo – OP 2014. Durante a reunião, os representantes da comunidade Jardim Coopagro puderam decidir onde serão aplicados os recursos disponíveis para o bairro no ano de 2015, apontando as principais necessidades da população local. Ao todo, estiveram presentes 40 delegados eleitos pelas comunidades para representá-los, fazendo presente todas as entidades comunitárias. Na ocasiçao, os representantes do Jardim Coopagro escolheram destinar os valores, que totalizam R$ 435 mil, de forma que beneficiasse toda a comunidade, investindo na aquisição de equipamentos os CMEI’s e nas Unidades de Saúde do bairro, por exemplo.
Em um encontro anterior, realizado apenas entre os delegados, foi estipulado um valor de investimento. Este valor foi levado ao OP, onde foi apresentada a cota para investimento na região e os próprios delegados decidiram quais eram as prioridades maiores que beneficiariam toda a comunidade, em escolha unânime. O valor repassado para a comunidade será investido em CMEI’s, UBS, escolas de ensino básico, Florir Toledo, Centro de Referência e Assistência Social, Associação de Atletas em Cadeiras de Rodas, Centro de Revitalização da Terceira Idade, Centro da Juventude, entre outras necessidades da comunidade.
Coletividade e bem comum
Segundo o assessor comunitário Valtair Apolinário, a reunião foi muito positiva, assim como as outras do ciclo do OP-2014. “As discussões vem sendo muito positivas. As comunidades vêm se mostrando muito mais maduras em relação à edição passada do OP”, conta.
Apolinário ainda pontuou que o OP está qualificando e aperfeiçoando as reivindicações da população, priorizando as ações coletivas e para o bem comum. “Alguns gastos pequenos, abaixo de R$ 500,00, não podem entrar no orçamento, porque nós estamos buscando investimentos maiores que beneficiem um número maior de pessoas, como climatizar uma escola, por exemplo. A população está ciente disso e trabalhando junta para organizar um orçamento mais coletivo e isto é muito positivo”, pontuou.
Ciclo de Reuniões
Até o momento, dez comunidades já definiram suas prioridades de investimento no OP. Ainda faltam oito, e a próxima comunidade a ser contemplada é a de Concórdia do Oeste, na próxima sexta feira (01) às 19h. “Esperamos que a comunidade continue sendo participativa, como vem sendo até agora, para obtermos resultados ainda mais positivos”, concluiu Apolinário.